Voltar

Revelado projeto vencedor do Fundo InAqua

Fundo de Conservação by Oceanário de Lisboa e National Geographic Channel

O projeto “Capredux – Redução das Capturas Acidentais de Aves Marinhas na Zona de Proteção Especial Aveiro-Nazaré” é o vencedor da 3.ª edição do “InAqua – Fundo de Conservação by Oceanário de Lisboa e National Geographic Channel” dedicado ao tema “Aves marinhas – entre a terra e o mar”. Esta manhã, pelas 11h00, o Oceanário de Lisboa realizou a sessão de atribuição do prémio, no valor de 15 mil euros.

O projeto vencedor atua na área da maior Zona de Proteção Especial Marinha em Portugal Continental (ZPE Aveiro/Nazaré) e pretende reforçar a monitorização da captura acidental de aves marinhas e implementar medidas de redução da mortalidade de espécies que utilizam esta extensão da costa como zona de alimentação e repouso. Este projeto tem uma abordagem cooperativa com o setor das pescas e contribuirá para a redução do risco de captura acidental e mortalidade de espécies como a Pardela-Balear, a ave marinha mais ameaçada da Europa, a Cagarra, o Alcatraz e a Negrola.

Ao todo foram 10 os projetos que apresentaram candidaturas ao Fundo “InAqua”, criado com o objetivo de estimular o setor empresarial e a sociedade civil a envolverem-se ativamente na conservação dos ecossistemas aquáticos. Esta edição pretendeu apoiar projetos, a decorrer em Portugal, que contribuam para a conservação de aves marinhas, visando a melhoria do conhecimento sobre este grupo e que promovam a manutenção da biodiversidade existente.

Em 2015, o financiamento do “Fundo InAqua” contou com o apoio do Il Caffè di Roma, do Hard Rock Cafe Lisboa, da Event Network, da GlobalSea Travel e do 21º Super Bock Super Rock. Desde a sua primeira edição, em 2010, já angariou mais de 55 mil euros para fins de conservação.

O interesse das marcas envolvidas e financiadoras fundamenta-se essencialmente na sua estratégia de responsabilidade social e ambiental. Atualmente, o valor económico e social que o mar representa e o potencial emocional de envolvimento da sociedade na conservação dos ecossistemas aquáticos, são fatores que aproximam as marcas desta iniciativa consolidada pelo Oceanário de Lisboa e pelo National Geographic Channel.


Clique aqui para mais informações sobre o projeto "Capredux – Redução das Capturas Acidentais de Aves Marinhas na Zona de Proteção Especial Aveiro-Nazaré"