Voltar

Fundo para a Conservação dos Oceanos

Fundo para a Conservação dos Oceanos | Oceanário de Lisboa e Fundação Oceano Azul

O Oceanário de Lisboa e a Fundação Oceano Azul lançaram em 2017 o FUNDO para a Conservação dos Oceanos, que tem o propósito de responder a desafios críticos no âmbito da conservação dos ecossistemas marinhos.

Os recursos naturais do planeta são essenciais para a sobrevivência e para o desenvolvimento económico e social da humanidade. Existe um reconhecimento global de que a diversidade biológica dos oceanos é um ativo de grande valor para as gerações atuais e futuras. Contudo, sabe-se que a ameaça às espécies e ecossistemas marinhos nunca foi tão elevada como atualmente. Constatando que o declínio de espécies causada pela atividade humana continua a aumentar a uma taxa alarmante, esta iniciativa assume um papel essencial e colaborativo nos esforços de manutenção da biodiversidade existente.

O FUNDO para a Conservação dos Oceanos tem como objetivo apoiar projetos inéditos, que possam contribuir de forma decisiva para a conservação de espécies ameaçadas e da biodiversidade marinha em geral. O FUNDO conta com duas edições:

| A primeira edição, sob o tema “Raias e tubarões. Da escuridão para a luz da ciência”, financiou três projetos no valor total de 100 mil euros.

| A segunda edição teve como tema “Espécies Marinhas Ameaçadas. Da Ciência para a Consciência”, e, devido ao sucesso da primeira edição, aumentou o financiamento para 150 mil euros.

Saiba mais sobre cada edição e conheça os projetos vencedores: