Escolas

Programa de Educação 2016|2017 - Oceanário de Lisboa

Vivemos num mundo em constante e rápida mudança, onde as novas tecnologias já ditam a forma como aprendemos e estão a mudar o nosso cérebro. Neste universo de "instantes", em que a imagem domina a informação, as novas gerações são moldadas por esta realidade. A aprendizagem, o modo de pensar e as prioridades evoluem ao longo das gerações, e nós, adultos, devemos acompanhar este progresso. Face à mudança de mentalidade, é urgente reinventar novas formas para ensinar a desenvolver as capacidades, aptidões, atitudes e valores: saber fazer, ser e estar. 

A nova programação estimula as crianças e jovens a desenvolver a sua criatividade e capacidade de decisão e a aprofundar os seus conhecimentos sobre os oceanos, através de uma experiência única e exclusiva. Criamos uma nova visita guiada, temática, onde os alunos decidem o caminho a seguir e, através das suas escolhas, constroem a história. No final, descobrem como podem fazer a diferença no futuro dos oceanos.

Para o Pré-Escolar e 1º Ciclo, o novo programa apresenta “Escanifoquê? À Procura dos Escanifobéticos do Oceanário”, uma visita temática a partir do livro de André Letria e Ricardo Henriques.

"Vamos Mudar o Mundo?" é a proposta para o 2º Ciclo. Uma visita temática, onde a missão é mudar o futuro dos oceanos e, para isso, é necessário tomar decisões importantes.

Para o 3º Ciclo, o programa de educação para o ano letivo 2016 | 2017 apresenta a visita temática "Oceano XXI", onde o ponto de partida é uma enigmática mensagem sobre a vida e o futuro.

Para os alunos do ensino Secundário, a proposta é uma desafiante viagem no tempo, ao passado, presente e futuro. "Portal dos Oceanos" vai mudar a forma como cada um de nós vê o mundo e dar ferramentas para responder aos desafios futuros.

O Oceanário de Lisboa explora toda a matéria da literacia dos oceanos através de um vasto programa de atividades educativas no âmbito das ciências naturais, da terra e da vida, da literatura, da matemática e da conservação da natureza.

A nossa programação está adaptada a diferentes níveis pedagógicos, valorizando e complementando temáticas curriculares propostas pelo sistema educativo. As estratégias adotadas estimulam a descoberta e promovem a ligação aos oceanos, ampliando-se toda a oferta de atividades ao público em geral.

Programa de Educação 2016|2017
Programa de Educação 2016|2017 - Oceanário de Lisboa



"A cidade do futuro", 3º Ciclo e Secundário
Esta atividade apresenta uma ciência multidisciplinar, a biomimética. O objetivo é aprender com a natureza para encontrar as melhores soluções para construir um futuro sustentável. 




"Banco mundial dos oceanos", 3º Ciclo e Secundário
Através de uma abordagem original, esta atividade explora o valor económico dos bens e serviços fornecidos pelo oceano e ensina onde "investir" para garantir a sustentabilidade do planeta.