2º Ciclo

Visitas ao Oceanário de Lisboa_Escolas_2ºCiclo

História da Menina do Mar

Uma história «ao vivo» no Oceanário inspirada pelo livro de Sophia de Mello Breyner Andresen.

Experiência
45 min em sala e 45 min em visita à exposição permanente guiada por um educador marinho.
O livro A Menina do Mar, de Sophia de Mello Breyner Andresen, é o mote desta visita, onde o polvo, a manta ou o caranguejo começam por ser personagens de peluche e rapidamente ganham vida, cores e movimento, ou não estivessem no Oceanário.

Missão
Compreender que habitats como a praia ou as poças de maré estão ligados, e que ser amigo do mar implica aprender a conhecer e a respeitar cada criatura marinha. Cada uma das espécies que o livro apresenta é especial. Agora, imagine-se o que teria de acontecer a cada um de nós para conseguir viver debaixo de água. Aumenta logo o fôlego e o respeito, não?

Competências
Perspicácia | Atenção | Leitura e compreensão | Respeito pela biodiversidade marinha

Contra(o)tempo

Uma jornada que, com bom ou mau tempo, vai unir todos os esforços para ajudar a salvar Portugal.

Experiência
45 min em sala e 45 min em visita à exposição permanente guiada por um educador marinho.
Seca, furacões, tornados ou a subida do nível da água do mar são alguns dos efeitos mais visíveis das alterações climáticas. Estamos um pouco atrasados, mas ainda vamos a tempo de agir. Este é o verdadeiro desafio, que começa no Oceanário e continua em tua casa.

Missão
Identificar as consequências das alterações climáticas em Portugal e descobrir como podemos fazer parte das soluções.
Com o mapa de Portugal sempre à mão, não te vais perder nesta jornada onde as decisões serão tuas. As mais acertadas podem salvar a biodiversidade do país, mas um passo em falso pode dar origem a uma catástrofe natural.
A solução para ganhares este jogo contra o tempo está nas tuas ações. Estás preparado?

Competências
Participação | Respeito pelo património natural | Sentido de responsabilidade

Vamos mudar o mundo?

Uma missão que decorre no Oceanário e que implica tomar decisões de forma muito consciente.

Experiência
1h30m em visita à exposição permanente guiada por um educador marinho.
Para mudar o mundo, é preciso o Livro dos Desafios e não ter faltado às aulas de português, matemática, história e ciências da natureza, somar fundos e tomar decisões para salvar o planeta. Nada difícil nem de grande responsabilidade, certo?

Missão
Sensibilizar para que o papel de cada um no futuro do planeta implica assumir compromissos com boas práticas ambientais.
Conseguir que cada um perceba o impacto que as suas ações têm; medir o peso que uma decisão pode ter; querer fazer a diferença no futuro do planeta.

Competências
Imaginação | Coordenação | Sentido de responsabilidade | Capacidade de gestão

“Fomos muito bem acompanhados pelo educador do Oceanário, que conseguiu prender a atenção todos os alunos do princípio ao fim do programa. Foi muito importante perceberem que os gestos de cada um fazem a diferença e que todos temos responsabilidade no que toca ao futuro do nosso planeta.”

Animais do avesso

Uma expedição no Oceanário à descoberta de diferentes seres vivos e de formas incríveis de adaptações ao meio.

Experiência
1h30m em visita à exposição permanente guiada por um educador marinho.
Depois de verificada a checklist e reunido todo o equipamento necessário, uma expedição leva à descoberta e à proteção de um só oceano.

Missão
Conhecer a riqueza da biodiversidade marinha: como respiram, como se reproduzem, como se deslocam e como se alimentam? Todas excelentes perguntas.
Os detalhes não se esquecem porque são fantásticos. Graças à evolução e à necessidade de adaptação ao meio marinho, os animais desenvolveram mecanismos impensáveis, os quais geram em nós respeito e vontade de proteger as espécies.

Competências
Atenção ao detalhe | Organização | Sentido de humor | Respeito pelo património natural

“Nunca pensei que uma visita ao Oceanário pudesse ser tão surpreendente e os meus alunos dizem o mesmo. As incríveis adaptações dos vários animais marinhos, certas curiosidades que nunca tínhamos imaginado existir, tudo isso contado por uma educadora fantástica, fizeram com que esta visita fosse inesquecível. Vamos recomendar a outras escolas do agrupamento.”

Matemática debaixo de água

Um desafio no Oceanário em que o futuro de todos é igual à soma das ações de cada um.

Experiência
45 min em sala e 45 min em visita à exposição permanente guiada por um educador marinho.
O painel de azulejos do Oceanário é o ponto de partida para uma visita traçada a régua e esquadro: ângulos, perímetros, áreas, raízes, funções e outras fórmulas são as ferramentas desta experiência para estudar com rigor o oceano e as espécies.

Missão
Conhecer as particularidades das espécies através dos resultados a que se chega quando se fazem contas à vida dos animais, dos humanos e dos recursos do planeta é interessante e sério.
Saber que a quantidade de comida que uma lontra come é proporcional a um terço do seu peso ou que percentagem do oxigénio que respiramos é produzida pelo oceano são a fórmula para não esquecer valiosas lições sobre sustentabilidade, equilíbrio e conservação.

Competências
Raciocínio | Observação | Trabalho em equipa

"O educador que recebeu a nossa escola conseguiu dar uma aula sobre um assunto sério, mas de uma forma muito divertida. O seu entusiasmo contagiante fez com que os alunos tomassem consciência de que a matemática está em quase tudo o que fazemos…que afinal não é uma seca. Foi fantástico vê-los a participar de forma ativa nos desafios propostos, sempre com grande interesse.”

Laboratório no fundo do mar

Uma viagem no Oceanário à descoberta de uma fórmula secreta para um planeta mais original e sustentável.

Experiência
45 min em sala e 45 min em visita à exposição permanente guiada por um educador marinho.
É preciso estar vestido a rigor como um cientista e não deixar para trás nenhuma pista, seja uma teia de aranha ou um mexilhão, pois qualquer um pode (quem diria?) inspirar soluções para o dia a dia.

Missão
Aprender que o biomimetismo (de bio, "vida", e mimetismo, "imitar") é uma ciência que cruza a biologia e a tecnologia, e estuda a criatividade da natureza para depois a transpor para um dia a dia mais sustentável.
Não é possível dizer tudo, mas este laboratório é bom de mais: o mexilhão inventou uma cola superforte e não tóxica; as ventosas dos braços do polvo inspiraram um tapete de banheira. Enfim, o oceano tem valiosas respostas para inovar o mundo, de uma forma criativa e sustentável.

Competências
Observação e atenção ao detalhe | Imaginação | Trabalho em equipa

“Um programa excelente tanto na parte das atividades em sala como na visita ao Oceanário. Monitor muito atento e simpático, que estimulou a participação e conseguiu prender a atenção de todos.”

ESCOLHA MUDAR
COMPRA SUSTENTÁVEL

#SeaTheFuture