Voltar

Pré-escolar

Férias Debaixo de Água no Oceanário

Mar de emoções

Uma viagem pelo mundo marinho, na companhia de uma baleia que vai trazer as emoções à superfície.

Experiência

45 min em sala e 45 min em visita à exposição permanente guiada por um educador marinho.
História da amizade improvável entre um menino e uma baleia, contada por Benji Davies no livro A Baleia, desafia os mais pequenos a explorar as suas emoções e a descobrir como podem ser amigos do oceano.

Missão
Aprender como os animais marinhos fazem do oceano a sua casa e descobrir como é o seu dia a dia pode ser uma surpresa a transbordar de alegria.
Nas páginas deste livro, estão escondidas as diferenças e as semelhanças entre as crianças e os animais do mar, emojis que mostram muito mais que um sorriso bonito e todas as canções que o oceano sabe cantar.

Competências
Amizade | Cumplicidade | Imaginação | Respeito pela vida marinha | Sentido de missão


Dr. Oceano

Depois da consulta a um planeta doente, uma viagem ao Oceanário pode ser a receita ideal para descobrir a cura.

Experiência
45 min em sala e 45 min em visita à exposição permanente guiada por um educador marinho.
Atchim! O planeta não anda a sentir-se muito bem. Terá febre ou entrou em hipotermia? Preparado para descobrir os sintomas, identificar o problema e encontrar a solução?

Missão
Descobrir os efeitos das alterações climáticas e perceber qual é o nosso papel para manter o planeta saudável.
Um planeta, uma mala de médico, termómetros, estetoscópios, ligaduras e muitos outros instrumentos vão transformar-te no Dr. Oceano. Mas não estarás sozinho nesta aventura: os animais marinhos vão ser os teus assistentes e ajudar-te a fazer o diagnóstico.

Competências
Observação | Humor | Imaginação | Espírito de missão

Escanifoquê? À procura dos escanifobéticos do Oceanário

Uma visita guiada ao Oceanário à procura das mais incríveis espécies que o habitam.

Experiência
1h30m em visita à exposição permanente guiada por um educador marinho.
O livro Escanifoquê?, de André Letria e Ricardo Henriques, é o mapa de uma visita que, preparem-se, também põe ovos, dá bicadas, tem dentes de tubarão e conta com a participação especial do Lineu e do Vasco.

Missão
Perceber a riqueza e o fascínio da biodiversidade marinha.
Conhecer as espécies do Oceanário através de detalhes maravilhosos: olhos pintados (sem rímel é mais natural e o peixe parece maior), cores mais "exuberrantes" (para afugentar o inimigo) e outros mecanismos de disfarce e de adaptação bastante hidroninjas.

Competências
Originalidade | Atenção ao detalhe | Sentido de humor | Empatia pelo meio marinho | Respeito pelo património natural

 “Um programa que superou as expetativas. As crianças estavam deslumbradas com tanto para ver e descobrir. A biodiversidade e as inúmeras curiosidades que até os mais crescidos desconheciam, foram uma extraordinária surpresa e serão seguramente motivo de conversa na escola e em casa, por vários dias.”

Sardinha ou tubarão? Eis a questão

Uma odisseia pelo Oceanário guiada por um tubarão em crise de identidade.

Experiência
1h30m em visita à exposição permanente guiada por um educador marinho.
Uma enciclopédia do mar, mochila, moldura, óculos de mergulho, luvas, penas de pinguim, ovos, dentes de tubarão e uma carta bastante sentida deixada por um tubarão. O que sairá daqui?

Missão
Conhecer os diferentes tubarões que vivem no Oceanário, criar uma relação de respeito e proximidade e saber como ajudar a proteger algumas espécies ameaçadas.
Cada uma das espécies do Oceanário é especial à sua maneira. Ficamos a conhecê-las e percebemos que não há nem igual, nem pior nem melhor. Cada um é como cada qual. Qual será a escolha do tubarão?

Competências
Observação | Humor | Imaginação | Responsabilidade

“O possível receio de ver os tubarões foi superado pelo fascínio que estes exerceram junto das crianças. Conhecer a diversidade e as características das várias espécies, levou-nos ao tema da tolerância e respeito pelas diferenças, tanto na natureza como nos temas do dia a dia. A dinâmica do programa “valorizar, emocionar, deslumbrar e divertir” foi amplamente conseguida.”

Vasco e os heróis do mar

Uma missão no Oceanário à procura dos cinco poderes perdidos do Vasco, essenciais para defender o oceano.

Experiência
1h30m em visita à exposição permanente guiada por um educador marinho.
Uma carta com um pedido de ajuda do Vasco, um mapa com pistas para descobrir os superpoderes perdidos, um álbum sobre o que se passa no oceano, os cinco sentidos e muitos jogos são o fio condutor desta visita.

Missão
Compreender quem e o que ameaça o oceano: a pesca abusiva de peixes, o uso proibido dos recursos marinhos e lixo, muito lixo (que o diga o Vasco, que salvou um pinguim engasgado com uma cotonete). Será que, sem poderes especiais, conseguiremos travar estas ameaças?
Ao aprender a usar a visão, a audição, o paladar, o tato e o olfato, podemos sentir as ameaças e ajudar a evitá-las. Tal como o Vasco, é possível ser um super-herói. Basta atenção e ação.

Competências
Sentido crítico | Espírito de missão | Imaginação | Determinação

“Uma visita de estudo muito interessante tanto para as crianças como para as educadoras. Os jogos e a missão da procura dos cinco poderes estimularam a curiosidade e o sentido de missão dos mais pequeninos. Saíram deslumbrados do Oceanário e seguramente mais despertos para a proteção dos oceanos.”

De que cor é o mar?

Uma viagem no Oceanário à descoberta de todas as cores do mar com a ajuda dos seus habitantes.

Experiência
45 min em sala e 45 min em visita à exposição permanente guiada por um educador marinho.
Um jogo tangram, tintas, um catálogo de cores e histórias sobre animais marinhos.

Missão
Conhecer a diversidade e as características das espécies marinhas a partir das suas cores, e explorar o conceito de biomimetismo: será o tapete de borracha da banheira parecido com as ventosas do polvo? O que têm a ver os talheres de salada com o caranguejo? Vamos descobrir as semelhanças.
Vamos levantar ondas para descobrir a verdadeira cor do mar, pois nem sempre é azul: por vezes é castanho como a sábia tartaruga, outras vezes é roxo como o castiço ouriço ou preto profundo como a manta. Na verdade, também é verde-vitamina como as algas. E agora?

Competências
Criatividade | Participação | Lógica | Imaginação

“Aprender de uma forma divertida é a melhor forma de captar o interesse das crianças. Neste programa foram estimuladas a pensar e a tomar decisões, o que se revelou muito interessante. As múltiplas cores do Oceanário juntamente com o excelente desempenho da educadora que conduziu o nosso grupo, tornaram a visita ouro sobre azul.”

ESCOLHA MUDAR
COMPRA SUSTENTÁVEL

#SeaTheFuture