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Secundário

Visitas ao Oceanário de Lisboa_Escolas_Secundário

Sermão de Santo António aos peixes

Uma visita ao Oceanário e a algumas das suas espécies através da escrita inspiradora do padre António Vieira.

Experiência
45 em sala e 45 min em visita à exposição permanente guiada por um educador marinho.
Em 1654, o padre António Vieira pregou aos peixes, que eram uma metáfora dos homens. Esta obra de surpreendente imaginação, habilidade argumentativa e poder satírico, revela o profundo conhecimento do autor sobre a biodiversidade marinha.

Missão
Aprender as características das espécies marinhas através da leitura dos louvores, das virtudes, das repreensões e dos vícios das espécies do mais célebre sermão.
Há peixes que roncam e outros que teimam em querer voar, há peixes que duplicam a vigilância com os seus quatro olhos e há o polvo, rei do disfarce. No meio deste universo que parece irreal, há ameaças reais: sobrepesca, poluição e destruição de habitats – o que podemos fazer para as evitar? O padre António Vieira ajuda ou é preciso atualizar o sermão?

Competências
Observação | Raciocínio | Gestão de recursos e tomada de decisões

“Um programa muito interessante com uma abordagem original. Vou recomendar a uma colega minha que leciona português, pois o conteúdo tanto se adapta à disciplina de biologia como pode ser aproveitado para a literatura, uma vez que toda a atividade decorre com base no Sermão de Santo António aos Peixes, de Padre António Vieira.”

2050, o futuro é já amanhã

Uma previsão meteorológica sobre o futuro do planeta e do oceano. O que será realidade e o que será ficção?

Experiência
45 min em sala e 45 min em visita à exposição permanente guiada por um educador marinho.
Atualmente, temos acesso imediato a todo o tipo de informação, de cenários otimistas a cenários catastróficos. Será que as alterações climáticas são uma conspiração, ou antes uma realidade alarmante contra a qual temos de agir?

Missão
Interpretar diferentes fontes de informação sobre as alterações climáticas, descobrir a verdade e debater o nosso papel na conservação do oceano e do planeta.
Estás preparado para escolher: é facto ou mito? Num turbilhão de informação, terás de pesquisar, confirmar a origem da notícia e argumentar para conseguir separar a verdade da mentira. Está lançado o debate?

Competências
Observação e atenção ao detalhe | Capacidade de antecipação | Tomada de decisão

Lineu online

Uma aventura partilhada com personagens como Vasco da Gama, Darwin, Cousteau, Wegener, Lineu, rei D. Carlos e o padre António Vieira.

Experiência
45 em sala e 45 min em visita à exposição permanente guiada por um educador marinho.
Redes sociais com pistas para salvar o oceano, sete figuras ilustres da história e da ciência e sete localizações chave no planeta são a base de uma experiência que ajuda a pôr fim a graves problemas que o planeta enfrenta.

Missão
Interpretar o oceano tal como é, a sua influência no Homem e no planeta e o impacto do ser humano no seu equilíbrio, através das ameaças que um urso-polar, um pinguim, um cavalo-marinho, um tubarão, uma tartaruga-marinha enfrentam.
Acidificação do oceano, poluição por plástico, sobrepesca, alterações climáticas, destruição de habitats, poluição sonora e derrames de petróleo são problemas reais e urgentes que precisam de uma solução.

Competências
Criatividade | Participação | Consciencialização ambiental

“Atividade muito interessante para os alunos do secundário, uma vez que o conhecimento é transmitido de uma forma que envolve as redes sociais que eles tão bem dominam. Aprenderam imenso através de figuras históricas, sobre as reais ameaças que o mundo marinho tem que enfrentar. Vou recomendar aos meus colegas.”

A cidade do futuro

Um jogo para resolver problemas da humanidade com uma abordagem sensorial e muita bioinspiração.
Parceria com o Instituto Superior Técnico

Experiência
45 em sala e 45 min em visita à exposição permanente guiada por um educador marinho.
Uma caixa de bioferramentas, materiais bioinspirados, biopistas, biofactos e bioquestões são o ponto de partida para esta bioexperiência.

Missão
Perceber que o biomimetismo é o primeiro passo para um fascinante mundo de bioinspiração, em que a natureza orienta a ação humana, conjugada com outras ciências como a biologia, a química, a física, a informática, o design, a matemática e as engenharias.
Não há pregos, nem martelos ou serrotes, mas há material suficiente na natureza para criar uma cidade sustentável: o mexilhão dá a conhecer uma cola não tóxica; a pinha serve para inventar um medidor de humidade do ar; e um escaravelho ensina a criar um sistema de captação de água.

Competências
Trabalho em equipa | Capacidade de observação e atenção ao detalhe | Criatividade

“Programa de grande qualidade e com uma dinâmica muito boa. O grupo gostou bastante e muito se deve ao profissionalismo da equipa que nos recebeu. A biomimética ficou na cabeça de alguns dos alunos, que já falam em seguir esta área no ensino superior.”



Extinção: O que vem depois?

Uma viagem de milhões de anos pelos cinco eventos de extinção (ou será evolução?) em massa.

Experiência
45 em sala e 45 min em visita à exposição permanente guiada por um educador marinho.
Quem são, quando existiram, porque desapareceram? A partir de imagens de algumas espécies, de ameaças ao planeta e... de um espelho, segue-se o rasto do mundo e compreende-se que a extinção é mesmo para sempre.

Missão
Compreender os cinco grandes eventos de extinção e o que representaram para a evolução das espécies, e aprender que comportamentos diários têm impacto na conservação da natureza.
Conhecer organismos que viveram há centenas ou milhões de anos. Para despertar a curiosidade, recua-se até ao último dos dodós, uma ave não voadora das ilhas Maurícias que se extinguiu em 1681. Com base em todos os factos, fica o desafio de se imaginar qual é a espécie mais resistente do mundo.

Competências
Observação e atenção ao detalhe | Empatia e respeito pelo património natural | Capacidade de antecipação

“Este programa foi uma grande surpresa. Numa viagem no tempo, os alunos foram levados ao passado para perceberem melhor o presente e pensarem num futuro sustentável com mais compromisso. Muito bom desempenho do monitor que nos acompanhou.”

Banco mundial dos oceanos

Um jogo de investimento sustentável no Oceanário a partir de uma herança muito especial.
Parceria com a Iniciativa Gulbenkian Oceanos

Experiência
45 em sala e 45 min em visita à exposição permanente guiada por um educador marinho.
Um e-mail que informa de uma herança, uma responsabilidade a 25 anos, uma dívida ambiental e uma moeda chamada "mar" são elementos a ter em conta para entender os conceitos de bem-estar humano, gestão sustentável, investimento ou lucro.

Missão
Questionar se o valor e a natureza dos serviços que os organismos e ecossistemas marinhos prestam serão calculáveis. Vamos saber quais as especialidades de cada um.
Para que a herança não fique comprometida, avisa-se que as escolhas de cada um afetam, negativa ou positivamente, a saúde dos ecossistemas. Por isso, as melhores decisões são premiadas. Quem fica a ganhar?

Competências
Trabalho em equipa | Capacidade de observação e atenção ao detalhe | Criatividade

“O valor inquestionável que o património natural representa para a nossa vida foi transmitido de uma forma exemplar pelos monitores. Os alunos foram estimulados a participar e a apresentar ideias e isso foi muito positivo. A dinâmica da atividade incentiva o trabalho de equipa. Os alunos remaram todos na mesma direção.”



ESCOLHA MUDAR
COMPRA SUSTENTÁVEL

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