Voltar

Workshops para professores

AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA EDUCADORES E PROFESSORES

Workshop para professores | Plasticologia marinha - Oceanário de Lisboa

O Oceanário de Lisboa desenvolve ações de formação para professores e educadores de todos os níveis de ensino, onde são fornecidas ferramentas e desenvolvidas atividades que podem ser facilmente integradas no contexto escolar.

Os professores são os mais fortes aliados na mobilização e consciencialização dos alunos para uma cidadania azul, a partir de temas relacionados com o oceano e a conservação dos ecossistemas.

Nada melhor do que a prática para valorizar a teoria. Como tal, em todas as atividades propostas para serem desenvolvidas em contexto escolar, são dadas ferramentas que promovem a alteração de comportamentos. Através dos professores, eleva-se o conhecimento dos alunos sobre o oceano, a capacidade de interpretar a influência do oceano no ser humano e vice-versa, e como promover a alteração de comportamentos.


WORKSHOP "PLASTICOLOGIA MARINHA"

PORQUE O OCEANO É REAL E NÃO DE PLÁSTICO

Tem origem no grego plastikos (“plástico”) e logos (“estudo”), ou seja, é a ciência que estuda os plásticos: o caminho que percorrem no oceano e a sua interação e impacto nos organismos e ecossistemas marinhos.

Atualmente, o problema dos plásticos no oceano pesa cerca de oito milhões de toneladas por ano. Apesar de o plástico ter uma grande variedade de utilizações, é importante alertar para o seu uso descontrolado e para o impacto no planeta e no Homem. Mais do que tudo, é urgente mudar a nossa relação com este material.

Além de sensibilizar, neste workshop são partilhadas atividades hands-on, ferramentas criativas e conselhos práticos e sustentáveis, que promovem a alteração de comportamentos e pretendem ajudar a minimizar e a mudar o rumo deste flagelo de plástico.

O reconhecimento formal da capacidade técnico-pedagógica do Oceanário de Lisboa para desenvolver atividades no âmbito da formação profissional foi obtido recentemente através da acreditação como entidade formadora, pela Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT).

Ações a realizar no Oceanário de novembro a maio

18 de novembro, 15h-18h
16 de dezembro, 15h-18h
20 de janeiro, 15h-18h
24 de fevereiro, 15h-18h
17 de março, 15h-18h
14 de abril, 15h-18h
19 de maio, 15h-18h

Condições Limitado a 20 participantes, mediante reserva prévia
Preço 20€/participante (inclui materiais, certificado de frequência e um convite para a exposição)

Reserva para workshops de professores

Veja as imagens das últimas edições: