Voltar

Workshops para professores

AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA EDUCADORES E PROFESSORES

Workshop para professores | Plasticologia marinha - Oceanário de Lisboa

O Oceanário de Lisboa desenvolve ações de formação para professores e educadores de todos os níveis de ensino, onde são fornecidas ferramentas e desenvolvidas atividades que podem ser facilmente integradas no contexto escolar, de forma original, e que mobilizem e capacitem os alunos para uma "cidadania azul", consciencializando para temas relacionados com os oceanos, a conservação da natureza e fornecendo ferramentas para promover a alteração de comportamentos.

O workshop “Plasticologia Marinha" pretende sensibilizar para a problemática do plástico nos oceanos, consciencializar para a importância do plástico no nosso dia a dia e fornecer ferramentas para minimizar o nosso impacto, através da alteração de comportamentos.


Não existe “desaparece”, o plástico é tão persistente e indestrutível, que quando o deitas no oceano…ele simplesmente não desaparece.
Sir David Attenborough


Anualmente são produzidas mais de 300 milhões de toneladas de plástico, o equivalente ao peso de toda a população na Terra. Aos oceanos chegam todos os anos cerca de 8 milhões de toneladas de plástico, com um impacto enorme nas espécies e ecossistemas marinhos. Apesar do plástico ter uma enorme variedade de utilizações, de ser uma material útil, duradouro e versátil, e que contribui em muitos domínios para o bem-estar humano, temos de ter consciência de que o seu uso de forma descontrolada poderá ter consequências irreversíveis para o planeta. Por esta razão, é urgente mudar a forma como usamos o plástico nos diferentes contextos do quotidiano.

No dia da ação de formação, professores e educadores farão uma saída de campo ao rio Tejo, entre as 10h e as 13h, a bordo da embarcação Selvagem Grande, uma iniciativa da responsabilidade da Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental, que se alia ao Oceanário na sensibilização para este tema.  O grupo será acompanhado por especialistas em tecnologia marinha, e fará censos visuais, recolha de amostras de plásticos e microplásticos. À tarde, das 15h às 18h, fará a análise das amostras recolhidas e serão desenvolvidas atividades práticas dedicadas a este tema. Com estas atividades, pretende-se envolver os professores de uma forma ativa na formação de jovens conscientes e responsáveis, que atuem como agentes de mudança e que tenham um papel de relevo no redesenhar da nossa relação com o plástico, agindo de forma a garantir um futuro sustentável e em equilíbrio com a natureza. Aos professores, serão fornecidas ferramentas de educação, com informação detalhada, como dicas, sugestões de atividades e desafios, para utilizarem com os seus alunos, em sala de aula, com o objetivo de os sensibilizar para o impacto do plástico nos organismos marinhos, nas espécies e ecossistemas e promover a alteração de comportamentos.

NOTACaso as condições climatéricas não o permitam, a saída de campo ao rio Tejo não se realizará.

O reconhecimento formal da capacidade técnico-pedagógica do Oceanário de Lisboa para desenvolver atividades no âmbito da formação profissional foi obtido recentemente através da acreditação como entidade formadora, pela Direcção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT).


Ações a realizar no Oceanário de novembro a maio

12 de novembro, 10h-13h e 15h-18h
17 de dezembro, 10h-13h e 15h-18h
21 de janeiro, 10h-13h e 15h-18h
18 de fevereiro, 10h-13h e 15h-18h
25 de março, 10h-13h e 15h-18h
29 de abril, 10h-13h e 15h-18h
27 de maio, 10h-13h e 15h-18h

Condições Limitado a 20 participantes, mediante reserva prévia
Preço 20€/participante (inclui materiais, certificado de frequência e um convite para a exposição)

Reserva para workshops de professores

Veja as imagens das últimas edições: