Manta

Biology

A manta é também conhecida como diabo-do-mar. O nome diabo-do-mar está relacionado com os lobos cefálicos que se projetam para a frente. Quando desenrolados, funcionam como colheres gigantes que ajudam a concentrar o alimento junto da boca. Este peixe nada perto da superfície, procurando ativamente os organismos plantónicos que lhe servem de alimento. A cauda é curta e tem um espinho perto da base, ao contrário da maioria das mantas. Apesar de poder atingir mais de cinco metros de envergadura é um animal inofensivo. Passam a maior parte do tempo a uma profundidade máxima de 50 metros, mas podem fazer mergulhos até mais de 1000 metros de profundidade.
São animais ovovivíparos e produzem quase sempre apenas uma cria por gestação, que dura 12 meses.

Conservation

A principal ameaça a esta espécie, assim como a todas as espécies do género Mobula, é a sobrepesca, quer seja por pesca dirigida, quer por captura acessória. Desde a década de 90, esta situação piorou bastante, devido à procura das placas branquiais para a medicina chinesa. Os dados existentes não são exclusivos para esta espécie, pois o género costuma ser tratado como um todo e a identificação das espécies não é comum.

Para além da pesca, outras ameaças indiretas e subletais de mortalidade incluem destruição e degradação de habitats, alterações climáticas, acidificação dos oceanos, embates em embarcações, derramamentos de petróleo e outras poluições e contaminantes (por exemplo, metais pesados).
Apesar de várias convenções internacionais já protegerem esta e outras espécies de Mobula, o sucesso das ações acordadas por meio de tratados internacionais sobre fauna e pesca depende da implementação a nível doméstico; para elasmobrânquios essas ações de acompanhamento têm falhado seriamente.
Para permitir a recuperação da Manta, recomenda-se que os desembarques de Mobula sejam proibidos, de acordo com vários acordos internacionais, pelo menos enquanto as populações globais estiverem ameaçadas. Além disso, são necessários relatórios urgentes de dados de capturas e descarte, limites regionais e nacionais de capturas com base em pareceres científicos. A Estratégia Global de Conservação do Diabo e Manta Ray da SSG da IUCN fornece informações mais detalhadas sobre ações prioritárias de conservação.

Curiosities

O dorso negro-azulado contrasta com o ventre branco, tornando-o num dos animais mais belos para se observar debaixo de água. Esta manta tem uma pequena barbatana dorsal ao nível das barbatanas pélvicas. Os juvenis nascem com as barbatanas enroladas à volta do corpo.