Voltar

20 anos Oceanário de Lisboa

Atividades no fim de semana de 26 e 27 de maio

No âmbito da comemoração do 20º aniversário, o Oceanário de Lisboa convida todos os portugueses a participar nas atividades que irão decorrer durante o fim de semana de 26 e 27 de maio.

Vão poder “mergulhar” no aquário central, participar nas atividades do Vaivém, conhecer a problemática do plástico no oceano, ou até disfrutar de um sunset com vista para o rio Tejo. Para quem visitar as exposições, as atividades continuam (não acresce ao valor do bilhete): na exposição permanente, poderá esclarecer todas as questões sobre os animais do Oceanário junto dos educadores marinhos que lá se encontram; na exposição temporária "Florestas Submersas by Takashi Amano" poderá desenhar a sua própria floresta.

Todas as atividades são gratuitas. A participação nas atividades que decorrem no interior do Oceanário requerem a aquisição de bilhete de entrada para as exposições.

Conheça o programa:

"Mergulho" no Oceanário | 26 e 27 de maio

Hora 11h-18h
Local Em frente ao Oceanário de Lisboa
Descrição da atividade Já pensou como seria mergulhar no grande aquário central do Oceanário de Lisboa? Poder nadar por entre os 5 milhões de litros de água salgada, com raias, tubarões e até o peixe-lua? Para a comemoração do 20º aniversário, o Oceanário de Lisboa decidiu dar aos seus visitantes a oportunidade única de poder simular um mergulho no aquário central, que poderá guardar ou partilhar com todos os seus amigos.

Sunset com onda | 26 de maio

Hora 16h-19h
Local Jardim das Ondas
Para terminar o dia da melhor forma, nada com disfrutar de uma música no Jardim das Ondas. O sunset contará com a participação da DJ MaryB.

"Plasticologia marinha" | 26 e 27 de maio

Horários
11h-13h
14h-18h
Sessões de meia hora
Local Oceanário de Lisboa
Descrição da atividade Ao oceano chegam todos os anos, em media, oito milhões de toneladas de plástico, com um impacto enorme nas espécies e ecossistemas marinhos. Apesar do plástico ter uma variedade enorme de utilizações, de ser um material útil, duradouro e versátil e que contribui em muitos domínios para o bem-estar humano, é urgente alertar que o seu uso de forma descontrolada tem impacto negativo no planeta e no Homem. Por esta razão, é importante sensibilizar todos os públicos sobre a problemática do plástico no oceano e fornecer-lhes ferramentas para conseguirem minimizar o seu impacto a este nível. A sessão contempla a exploração do tema e a realização de atividades práticas, que incentivem à alteração de comportamentos.

Vaivém Oceanário | 26 e 27 de maio

Horários
11h-18h
sessões de meia hora
Local Em frente ao Oceanário
Descrição da atividade Nas Atividades desenvolvidas no Vaivém, os participantes vão poder explorar o maior ecossistema do planeta, residência de mais de 238 mil espécies marinhas e onde há muito por revelar. Numa viagem de ida e volta para todos os tamanhos vão aprender que o oceano precisa de nós e como podem ajudar a combater uma das maiores ameaças que o oceano enfrenta: o plástico.

«A minha floresta» Exposição Temporária "Florestas Submersas by Takashi Amano" | 26 e 27 de maio

Horários
11h-13h
16h-18h
Local Exposição temporária
Descrição da atividade Com o objetivo despertar as suas emoções associadas às «Florestas submersas by Takashi Amano», pretende-se disponibilizar ao visitante uma ferramenta educativa, que estimule a sua vontade de desenhar aquilo que observa no espaço expositivo e que o envolva na conservação da natureza. Propõe-se que o visitante complete um desenho feito pelo Pedro Salgado, conceituado ilustrador científico português. Este desenho foi propositadamente deixado incompleto e a desaparecer do papel, para que simbolicamente se faça uma analogia ao facto de também os rios e as florestas tropicais estarem a desaparecer do planeta. Tal como o mestre Takashi Amano, o visitante ao desenhar estará a “recriar e recuperar a natureza”.

Interação Exposição permanente | 26 e 27 de maio

Horários
11h-13h
14h–18h
Local Exposição permanente
Descrição da atividade Ao longo da visita à exposição permanente, vai poder desvendar todos os segredos das espécies mais emblemáticas que o habitam. Juntam-se 8000 animais e plantas de 500 espécies com sete milhões de litros de água salgada, acrescenta-se a voz de quem os conhece bem – os educadores marinhos, salpica-se com sentido de descoberta e curiosidade e embarca-se numa experiência imersiva que exalta todos os sentidos. Como se alimentam 8000 animais diferentes? Quantas vezes comem as lontras-marinhas e os tubarões? Quem cuida dos animais marinhos e dos seus habitats? Qual o animal mais peludo da Terra? Neste dia, o conhecimento e o deslumbramento andam de mãos dadas.