Voltar

Alterações climáticas em destaque no novo Programa de Educação do Oceanário

Atividades para escolas e professores para o ano letivo 2018/2019

O Oceanário de Lisboa lança a 19º edição do Programa de Educação com mais de 30 atividades originais e desafiantes destinadas ao público escolar, com o objetivo de promover o conhecimento e a conservação do oceano.

Como novidade para este ano letivo, o Oceanário apresenta uma programação dedicada às alterações climáticas. «Hoje, podemos sentir as consequências do aumento da temperatura global, através de eventos extremos, do aumento do nível do mar e do degelo do Ártico. Torna-se urgente alertar para a importância da conservação do oceano, pois desempenha o principal papel na regulação do clima. Queremos sensibilizar as crianças e os jovens para o problema das alterações climáticas, e incentivar a alteração de comportamentos”, explica Teresa Pina, do departamento Educação do Oceanário de Lisboa. 

O Programa de Educação do Oceanário inclui atividades para alunos dos 3 aos 18 anos que, através de diversos jogos e de um contacto privilegiado com o meio marinho, pretendem ser um estímulo ao desenvolvimento do espírito de equipa, da criatividade, da capacidade de decisão e resolução de problemas. Para os professores e educadores, são disponibilizadas ações de formação exclusivas, que abrangem temas como o plástico e as alterações climáticas.

Desde 1999, mais de um milhão e meio de participantes já foram impactados pelo Programa de Educação do Oceanário. Através da experiência de duas décadas e do trabalho de dezenas de educadores, as atividades estão cheias de histórias, jogos, desafios e surpresas, que têm um único objetivo: fazer a diferença no futuro do oceano.

Clique aqui e conheça o programa completo.