Voltar

Bacalhau na Mesa dos Portugueses: Existem Opções Mais Sustentáveis?

Conheça mais sobre uma das espécies mais pescadas mundialmente, o Bacalhau.

O Bacalhau é das espécies mais pescadas mundialmente e os portugueses consomem cerca de vinte por cento desse pescado. Existem diferentes raças de bacalhau que se distinguem principalmente pelo seu tamanho, cor e distribuição geográfica, podendo chegar até aos 2 metros de comprimento.

De fácil conservação e ideal para resistir às longas travessias marítimas, a história da pesca e salga do Bacalhau em Portugal remonta ao século XIV. Com o decorrer dos anos, o consumo de bacalhau generalizou-se, tornando-se num dos elementos mais característicos na mesa de muitas famílias e um ícone da cultura portuguesa.

Localizado em diversas regiões do Oceano Atlântico, esta espécie pode ser encontrada até 600 metros de profundidade. É utilizado para consumo humano e comercializado fresco, congelado, fumado, seco e salgado, mas também as bochechas, o óleo de fígado e os ovos são aproveitados.

A pesca intensiva e as alterações climáticas são as principais ameaças e impediram a reposição natural do stock em certas zonas, pelo que, em 1996, a espécie foi classificada como vulnerável pela IUCN. Consequentemente, os stocks estão atualmente sujeitos a planos anuais de gestão de captura.

Para 2023, de acordo com as conclusões retiradas na 44.ª Reunião Anual da Organização de Pescas do Atlântico Noroeste, foi estabelecido um aumento de Total Admissível de Captura de Bacalhau de 309 toneladas na região do Canadá, face às 5.791 toneladas já definidas para este novo ano.

Devido à sua elevada procura, é fulcral que se opte pela compra do Bacalhau proveniente de modos de pesca e produção mais sustentáveis, salvaguardando a integridade dos ecossistemas e garantindo a existência de stock suficiente para a subsistência das populações locais que dele dependem.

Como podemos saber se estamos a comprar bacalhau mais sustentável?

1) Comece por procurar saber se está a comprar bacalhau proveniente de regiões onde a espécie está menos ameaçada pela sobrepesca e os stocks são mais elevados. As melhores opções são, por exemplo, bacalhau do Mar de Barents ou da Islândia e Gronelândia, informações que pode consultar na embalagem do produto.

2) Identificar se o produto segue as normas e modos de produção sustentáveis. Normalmente, o produto estará identificado pelos símbolos de Pescado Sustentável Certificado (Certified Sustainable Seafood) e de Aquacultura Responsável Certificada (Farmed Responsibly Certified).


Certificados de Sustentabilidade ASC e MSC

Poderá conhecer mais sobre o Bacalhau na exposição permanente do Oceanário de Lisboa, no habitat Atlântico.

Para mais informações sobre as visitas, clique aqui.