Voltar

Cavalos-marinhos resgatados na Trafaria regressam à natureza

Os cavalos-marinhos resgatados em 2022, na Trafaria, regressaram ao seu habitat natural, após mais de 1 ano ao cuidado do Oceanário de Lisboa.

Os cavalos-marinhos resgatados no ano passado na Trafaria, que ficaram em risco após o colapso de um pilar do pontão, regressaram ao seu habitat natural após mais de 1 ano ao cuidado do Oceanário de Lisboa.

A devolução foi feita em mergulho e ocorreu no passado dia 31 de outubro, numa operação coordenada pelo ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, que contou com a colaboração do Oceanário de Lisboa, do MARE-ISPA e da Câmara Municipal de Almada.

Os 23 cavalos-marinhos das duas espécies ocorrentes em Portugal (Hippocampus hippocampus e Hippocampus guttulatus) foram resgatados em conjunto com um grupo de marinhas em março de 2022 por se encontrarem em risco devido ao possível afundamento do que restava da estrutura do pontão.

A equipa do Oceanário de Lisboa, que também colaborou no seu resgate, acolheu-os e manteve-os em condições especiais até que o pontão fosse reparado.

As marinhas-comuns, que entretanto se haviam reproduzido resultando no nascimento de mais de uma centena de indivíduos, foram devolvidas no passado mês de março.

Estas espécies de cavalo-marinho são muito sensíveis às atividades humanas que levam à sua captura e à degradação do seu habitat, estando as suas populações ameaçadas. A conservação destas espécies tem sido desafiadora e necessita de medidas de proteção específicas e urgentes.

Assista ao vídeo do resgate e devolução dos cavalos-marinhos na Trafaria!


Sobre o Oceanário de Lisboa

Reconhecido três vezes como "o melhor aquário do mundo" pelo Tripadvisor's Travellers' Choice, o Oceanário de Lisboa é um aquário público de referência mundial, um lugar que traz o oceano para a cidade através das quase 500 espécies marinhas que o habitam. A missão do Oceanário é encorajar os visitantes a aprender mais sobre o oceano, tornando-os conscientes da sua própria responsabilidade na conservação do nosso património natural através da mudança do seu comportamento em direção a uma sociedade mais sustentável. O Oceanário desenvolve atividades educativas, colabora em projetos de investigação científica e de conservação da biodiversidade marinha que promovem o desenvolvimento sustentável do oceano.

Adquira os seus bilhetes online para visitar o Oceanário de Lisboa!