Voltar

“Escanifoquê? À Procura dos Escanifobéticos do Oceanário”

Alunos do pré-escolar e 1º ciclo

O programa “Escanifoquê? À Procura dos Escanifobéticos do Oceanário”, para o pré-escolar e 1º ciclo, é uma visita guiada que se desenvolve a partir de um deslumbrante e divertido livro com textos de Ricardo Henriques e ilustrações de André Letria. Nesta nova atividade, a mascote do Oceanário de Lisboa, o Vasco, parte numa viagem salgada que explora os vários recantos do Oceanário, para mostrar os animais mais estranhos que nadam por lá, dando a conhecer as suas principais características. No caminho, encontra papagaios que pintam os lábios, tubarões que disfarçam os ovos de algas e um peixe famoso que precisa de ajuda para lhe catarem os “piolhos”.

Repleto de originalidade, cor e humor, o livro “Escanifoquê? À Procura dos Escanifobéticos do Oceanário” reinventa a forma como as crianças descobrem a biodiversidade marinha, desvendam os mistérios do oceano e reconhecem a necessidade de conservar este bem comum. Com uma construção rigorosa, esta obra promove uma visita com ligação a outros universos da cultura geral como a literatura, cinema, história, artes plásticas e até gastronomia. Como exemplo, os participantes são desafiados a observar os animais marinhos comparando-os a referências culturais como o Salvador Dalí, Charlot ou Frida Kahlo.

Com ilustrações de tirar o fôlego e conteúdos de espantar, “Escanifoquê? À Procura dos Escanifobéticos do Oceanário” é o livro que qualquer professor vai querer descobrir com os seus alunos, numa visita ao Oceanário de Lisboa que será, com certeza, inesquecível.

O Programa de Educação do Oceanário de Lisboa apresenta, todos os anos, novas e surpreendentes atividades de descoberta do grandioso oceano, desvendando como podemos agir pela sua conservação.

Vamos mergulhar com o Vasco na maior “escafandrice” escanifobética de sempre?

Nota biográfica
André Letria é um conhecido ilustrador português, com diversos livros publicados em países como Portugal, Estados Unidos da América, Brasil, Espanha ou Itália. Ganhou o Prémio Gulbenkian, o Prémio Nacional de Ilustração, um Award of Excellence for Illustration, atribuido pela Society for News Design (EUA), entre outros.

Ricardo Henriques é um escritor português, que já trabalhou em diferentes áreas como design gráfico, ilustração, redação publicitária e escrita para imprensa.