Voltar

Estamos a recrutar!

Biólogo de Conservação - Lista Vermelha

O Oceanário de Lisboa e a Fundação Oceano Azul, em conjunto com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa (CML), vão dar início à elaboração do Livro Vermelho dos Peixes Marinhos de Portugal, determinando o risco de extinção das cerca de 1050 espécies que ocorrem no território português.


O Biólogo de Conservação a recrutar, fará parte da equipa responsável por conduzir e processar avaliações do risco de extinção para o Livro Vermelho dos Peixes Marinhos, aplicando as categorias e critérios da Lista Vermelha da UICN.

RESPONSABILIDADES
O candidato será responsável por conduzir e processar avaliações do risco de extinção para o Livro Vermelho dos Peixes Marinhos de Portugal, considerando as seguintes tarefas:
- Elaboração das avaliações para a Lista Vermelha incluindo a recolha de informação para a preparação de pré-avaliações e mapas de distribuição, revisão de qualidade de avaliações completas, contacto com peritos e investigadores que apoiam as avaliações.
- Apoiar na condução de workshops de avaliação de espécies, dando assistência aos peritos no processo de aplicação das Categorias e Critérios da Lista Vermelha da UICN e apoiando na organização dos workshops (presenciais ou remotos).

PERFIL/COMPETÊNCIAS
- Mestrado ou Licenciatura em Biologia, Biologia Marinha ou área semelhante;
- Conhecimento das Categorias e Critérios da Lista Vermelha da UICN
- Experiência na aplicação das Categorias e Critérios da Lista Vermelha da UICN (preferencial)
- Experiência na interpretação de dados de pesca (preferencial)
- Experiência com GIS
- Excelente capacidade de escrita e edição em português
- Fluência em português e inglês
- Elevado sentido de responsabilidade, resiliência e foco.
- Nível de Excel e Word intermédio/avançado, aliado a uma boa capacidade analítica.

OUTRAS INFORMAÇÕES
- Os candidatos podem residir em Portugal ou no estrangeiro, desde que tenham disponibilidade para deslocações pontuais a Portugal.
- As candidaturas devem ser enviadas para o email rh@oceanario.pt até ao dia 10 de setembro ( CV e carta de motivação) com a seguinte referência: Biólogo de Conservação - Lista Vermelha
- Apenas os candidatos selecionados para entrevista serão contactados.