Voltar

Fundação Oceano Azul e Oceanário apoiam desporto escolar com doação de equipamento náutico

Iniciativa pretende fortalecer a ligação dos jovens com o oceano e promover a literacia azul

Fundação Oceano Azul e o Oceanário de Lisboa entregaram 29 equipamentos náuticos à rede Nacional do Desporto Escolar. O objetivo é aproximar a nova geração ao mar, através da prática de desportos náuticos e inspirá-la para que se tornem cidadãos mais ativos na conservação e sustentabilidade do Oceano.

Os 29 equipamentos náuticos doados incluem 12 barcos Laser Bahia, 2 barcos Access para a prática de vela adaptada e 15 pranchas de Stand Up Paddle, representando um investimento do Oceanário de Lisboa de mais de 130 mil euros.

A cerimónia contou com a presença do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, do Diretor Geral da Educação, José Vitor Pedroso, do Presidente do Conselho de Administração da Fundação Oceano Azul e do Oceanário de Lisboa, José Soares dos Santos e do CEO da Fundação Oceano Azul, Tiago Pitta e Cunha.

De acordo com o Ministro da Educação, «com esta aposta, estamos a educar uma nova geração para ter mais conhecimento, maior consciência e ser mais capaz de tomar decisões responsáveis quanto ao oceano e à sua sustentabilidade».

José Soares dos Santos, Presidente do Conselho de Administração da Fundação Oceano Azul e do Oceanário de Lisboa, defende que «não conseguiremos ser um país de mar sem os jovens. Mas não conseguiremos os jovens se não promovermos a sua ligação ao mar. Por isso, este projeto contribui para um dos principais objetivos da Fundação e do Oceanário, preparar uma geração azul em Portugal, compromisso que assumimos há três anos com a criação da Fundação.»

Estes equipamentos para a prática das modalidades náuticas são atribuídos a 19 Centros de Formação Desportiva, frequentados por mais de 20.000 alunos do ensino básico e secundário, e localizados em 17 municípios, de norte a sul do país.

Nestes municípios, incluem-se Mafra, Nazaré e Peniche, onde está a ser implementado o programa piloto da Fundação Oceano Azul e do Oceanário de Lisboa “Educar para uma Geração Azul”, destinado aos alunos do primeiro ciclo do ensino básico.