Voltar

Oceanário de Lisboa apresenta “Florestas Submersas by Takashi Amano"

Nova exposição temporária inaugura em abril

O Oceanário de Lisboa inaugura, em abril, a nova exposição temporária, "Florestas Submersas by Takashi Amano".

A exposição apresentará o "mundo" das florestas tropicais e dos seus sistemas aquáticos que, através de um deslumbrante "nature aquarium", levará os visitantes a sentirem a magnificência destes ecossistemas como se fizessem parte do seu equilíbrio e a envolverem-se na sua conservação.

As florestas tropicais são dos habitats mais ricos e diversos da Terra. Apesar de ocuparem menos de seis por cento da superfície do planeta, mais de metade da biodiversidade existente vive nestas áreas de floresta pristina, algumas ainda intocadas e intangíveis para a maioria.

O Oceanário cria, através da exposição "Florestas Submersas", uma experiência de pura envolvência com estes ambientes de uma forma única e poderosa, onde a arte, a beleza e a natureza se juntam na perfeição.

A peça principal desta exposição nasce do convite ao mais famoso aquascaper, Takashi Amano, para criar o maior "nature aquarium" do mundo, com 40 metros de comprimento e 160 mil litros de água doce. A visão artística e conceptual deste mestre aquascaper japonês é uma interpretação da natureza das florestas tropicais que revela a grande energia do seu equilíbrio.

Takashi Amano, introduziu as técnicas de jardinagem japonesas e o conceito wabi sabi no design de aquários plantados, conhecidos por "nature aquariums". A sua obra recria a beleza da (im)perfeição da natureza moldada pelo tempo, oferecendo uma experiência de contemplação, relaxamento, e simplicidade.

Após o grande sucesso da primeira exposição temporária "Tartarugas Marinhas. A viagem.", que recebeu mais de 2 milhões de visitantes, o Oceanário apresenta agora uma nova exposição que cria sensações e emoções e extravia os visitantes do seu quotidiano para um universo precioso, a origem da vida.

Um novo motivo para (re)visitar o Oceanário de Lisboa!


SOBRE TAKASHI AMANO

Takashi Amano, fotógrafo de paisagem, viaja pelas florestas do mundo retratando a harmonia da natureza intocada. Tornou-se mestre internacional da aquariofilia de água doce com a criação dos aquários plantados, os "nature aquariums". A sua notável arte recria a natureza, misturando técnicas de jardinagem japonesas com o conceito wabi sabi, enobrecendo o encontro da beleza com a simplicidade e a imperfeição. Takashi Amano acredita que, se prestarmos atenção à natureza, podemos perceber melhor o nosso mundo e aprender a preservá-lo.