Voltar

Oceanário de Lisboa homenageia Sensei Takashi Amano

Arigato Amano San

A criação do maior "nature aquarium" do mundo, patente na exposição temporária "Florestas Submersas by Takashi Amano", foi o culminar do trabalho da vida do grande mestre Takashi Amano e é uma honra para o Oceanário manter a sua arte e legado vivos.

Aos 61 anos, Amano era mundialmente reconhecido como o precursor do aquapaisagismo. Tornou-se mestre internacional da aquariofilia de água doce com a criação de um estilo próprio de aquários plantados, os "nature aquarium". A sua notável arte procurava interpretar a natureza, combinando técnicas de jardinagem japonesas com o conceito wabi sabi, promovendo o encontro da beleza com a simplicidade e a imperfeição.

Takashi Amano viajou pelas maiores florestas tropicais do mundo retratando a harmonia das paisagens e florestas pristinas. O aquascaper japonês acreditava que, ao prestar atenção à natureza, podemos perceber melhor o nosso mundo e aprender a preservá-lo.

Homenagem do Oceanário de Lisboa ao grande mestre, Takashi Amano

Sobre Takashi Amano (1954-2015):

Takashi Amano nasceu a 18 de julho de 1954, em Niigata, no Japão. Foi fotógrafo de natureza, designer e aquascaper. O seu interesse pela aquariofilia levou-o à fundação da empresa japonesa Aqua Design Amano (ADA), em 1982.

Amano foi uma das pessoas mais influentes no panorama do paisagismo aquático de água doce. As suas obras, inspiradas no conceito wabi sabi, envolvem a criação de cenários intricados - tipicamente assimétricos, embora equilibrados - de várias espécies de peixes e de plantas aquáticas, muitas vezes acentuados por rochas e troncos. As suas paisagens são notáveis na forma como representam a natureza, gerando uma nova forma de arte - o "nature aquarium".

Amano foi, ainda, o autor de "Nature Aquarium World", uma trilogia dedicada ao paisagismo aquático, plantas aquáticas e peixes de água doce.

Em 2015, criou o maior "nature aquarium" do mundo, a convite do Oceanário de Lisboa para a exposição temporária "Florestas Submersas". Com 40 metros de comprimento e 160 mil litros de água doce, esta obra é de uma beleza incomparável.