Voltar

Oceanário e Fundação Oceano Azul sensibilizam para a proteção dos cavalos-marinhos da ria Formosa

Vaivém Oceanário visita Olhão

De 17 a 21 de abril, o Vaivém Oceanário irá participar na «Semana da ria Formosa», em Olhão, no Jardim Pescador Olhanense. As ações que irão ser desenvolvidas pretendem sensibilizar para a problemática das populações de cavalos-marinhos na ria Formosa, que já foram das maiores do mundo e que hoje estão ameaçadas.

Esta ação será desenvolvida no âmbito da campanha “Vamos salvar os cavalos-marinhos da ria Formosa” promovida pelo Oceanário de Lisboa e pela Fundação Oceano Azul, que pretende contribuir de forma efetiva para a implementação de todas as medidas necessárias de modo a travar o declínio destas populações.
Esta campanha está a ser desenvolvida com vários parceiros, em diferentes eixos de atuação:
| ações de educação ambiental nas escolas;
| ações de sensibilização com o Vaivém Oceanário para o público em geral;
| sensibilização da comunidade piscatória e da opinião pública;
| envolvimento de organizações não-governamentais e da comunidade científica;
| colaboração com as autoridades locais e nacionais.

De 17 a 20 de abril, os alunos do pré-escolar, do primeiro e segundo ciclos, vão poder descobrir tudo sobre estes peixes carismáticos e icónicos, desde curiosidades sobre a sua biologia, características sobre o seu comportamento, compreender as principais ameaças e como podem ajudar a proteger os cavalos-marinhos. Esta ação será complementada com uma ferramenta educativa, o novo livro «O xerife da ria Formosa», com texto de Ricardo Henriques e ilustração de Ana Seixas, para que os participantes possam partilhar em família o que aprenderam durante a ação e mobilizar todos os que os rodeiam para, juntos, agirem em prol da conservação dos cavalos-marinhos.

Os alunos do 3º ciclo e secundário poderão aprender mais sobre o valor dos bens e serviços prestados pelo oceano, através da ativida lúdico-pedagógica «Banco Mundial dos Oceanos», desenvolvida em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian.

No dia 21 de abril, será a oportunidade de o público em geral conhecer estes tão ilustres peixes que estão ameaçados e que vivem num dos habitats mais vulneráveis do mundo: as pradarias marinhas. Este dia terá a presença da campeã mundial de bodyboard Joana Schenker, como «embaixadora do oceano», que participará em algumas atividades com os mais novos.

Esta ação pretende envolver professores, crianças e público em geral de uma forma ativa, para que se tornem agentes de mudança e que possam contribuir para a conservação do oceano e da biodiversidade marinha.

O Vaivém Oceanário, iniciou a sua atividade em 2005, tendo visitado 198 municípios de todos os distritos de Portugal Continental e Regiões Autónomas, levando a missão do Oceanário de Lisboa a mais de 240 mil pessoas.

A próxima paragem do Vaivém Oceanário é de 24 de abril a 1 de maio em Fafe.

Vaivém Oceanário em Olhão

Escolas 17 a 20 de abril | 09h30 às 12h30 e 14h às 17h 
Público em geral 21 de abril | 10h às 13h e 14h às 17h30

Informação para marcações de escolas
Divisão de Educação e Desporto
T.: 289 700 100 | E.: educacao@cm-olhao.pt