RISE UP

Sociedade Civil convoca à ação para a defesa do Oceano

Quarta-feira, dia 5 de fevereiro, entidades da sociedade civil e organizações filantrópicas de vários países entregaram ao Secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, uma proposta de ações concretas para a recuperação do oceano.

“RISE UP – A Blue Call to Action”, é um apelo conjunto aos governos e às empresas para avançarem e se comprometerem com ações efetivas pela sustentabilidade do oceano, na próxima Conferência das Nações Unidas sobre o Oceano, de 2 a 6 de junho, que tem lugar em Portugal.
Em maio de 2019, a Fundação Oceano Azul, a Ocean Unite e a Oak Foundation uniram algumas das principais fundações e organizações não-governamentais dedicadas à conservação do oceano, bem como representantes de comunidades piscatórias e de povos indígenas, com vista a desenvolverem um acordo ambicioso sobre ações prioritárias e soluções necessárias para enfrentar a crise que o oceano atravessa.
Durante a reunião preparatória da Conferência das Nações Unida sobre o Oceano, Tiago Pitta e Cunha, CEO da Fundação Oceano Azul referiu, «Há muito tempo que andamos a adiar a tomada de decisões cruciais na resolução da crise que o oceano enfrenta, tal como o fizemos com a crise climática. São necessárias ações efetivas e este é o momento de exercer maior pressão para que se concretizem.»

Segundo Karen Sack, Presidente e CEO da Ocean Unite, «Esta é a primeira vez que a sociedade civil, organizações filantrópicas e representantes de povos indígenas e de comunidades piscatórias se unem de forma absolutamente clara e convicta sobre o que é preciso fazer para recuperar o oceano. Para garantir a sustentabilidade do oceano para gerações futuras, a ciência diz-nos que precisamos de fazer muito mais, e os governos e empresas têm que agir. O oceano é essencial para toda a vida na Terra. Temos que aumentar a proteção do oceano, sem demora.»

A capacidade do oceano enquanto sistema de suporte de vida está comprometida, e tem impacto já nos meios de susbsistência de povos indígenas, de pescadores artesanais e comunidades costeiras, deixando milhões de pessoas vulneráveis e em situação de pobreza. A resposta a nível global dos governos e das empresas tem estado muito aquém da escala desta crise.

No ano em que se realizam eventos-chave, incluindo a Conferência das Nações Unidas sobre o Oceano, e terminam vários prazos de concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o grupo impulsionador de “RISE UP - A Blue Call to Action” vê o ano de 2020 como uma grande oportunidade para a comunidade global se unir e elevar o nível de ambição para a proteção do oceano. As escolhas que o mundo fizer este ano serão críticas na recuperação do oceano até 2030.

2020 é o momento de nos comprometermos com ações concretas e é necessário “RISE UP” pelo oceano.

Mais informações em riseupfortheocean.org
#RiseUp4TheOcean

RISE UP | A BLUE CALL TO ACTION
POWERED BY

Oceano Azul Foundation
Ocean Unite
Oak Foundation
David and Lucile Packard Foundation
Marine Conservation Institute
High Seas Alliance
Oceana
Natural Resources Defence Council
Waitt Institute
The Nature Conservancy
Prince Albert II of Monaco Foundation
Conservation International
Sasakawa Peace Foundation
Waitt Foundation Rare
Seas At Risk
Wildlife Conservation Society
Oceanário de Lisboa
Monterey Bay Aquarium
World Forum for Fish Harvesters and Fishworkers
WWF Ocean Practice
Ocean Conservancy
International Collective in Support of Fishworkers
Monaco Blue Initiative
Oceanographic Institute, Prince Albert I of Monaco Foundation
Indigenous and Conserved Communities Area (ICCA) Consortium

ENQUADRAMENTO

O oceano atravessa uma crise profunda. Várias atividades humanas têm impacto no oceano e no seu funcionamento enquanto sistema de suporte à vida, é por isso vital defender a sua capacidade de produzir oxigénio, absorver carbono e fornecer alimento e meios de subsistência a milhões de pessoas. Temos apenas 10 anos para conter, em 1,5 °C, o aquecimento global e evitar os riscos inerentes de se ultrapassar este limite.

Atualmente, existem as metas acordadas globalmente para alcançar o ODS14, os dados científicos e inevitáveis do “Relatório Especial do IPCC sobre o Oceano e a Criosfera num Clima em Mudança”, do “Relatório de Avaliação Global do IPBES sobre Serviços de Biodiversidade e Ecossistemas” e um envolvimento crescente dos cidadãos.

“RISE UP – A Blue Call to Action” é uma iniciativa colectiva com os objetivos abaixo
O grupo convoca a sociedade civil e as organizações filantrópicas a participarem na “Blue Call to Action” para apelar aos governos e às empresas que RISE UP:

  • Restore ocean life (recuperar a vida do oceano)
  • Invest immediately in a net-zero carbon emissions future (investir de imediato num futuro de neutralidade carbónica)
  • Speed the transition to a circular and sustainable economy (acelerar a transição para uma economia circular e sustentável)
  • Empower and support coastal people (assegurar poder de decisão e apoiar as comunidades costeiras)
  • Unite for stronger global ocean governance (unificar para uma efetiva governação global do oceano)
  • Protect at least 30% of the ocean by 2030 (proteger pelo menos 30% do oceano até 2030)

Estes objetivos são vitais para enfrentar a crise do oceano. Com esta inicativa, o grupo está focado em dar prioridade ao que o oceano efectivamente precisa para recuperar, não ao que é politicamente correto.