Voltar

São João da Madeira recebe o Vaivém Oceanário

De 6 a 10 de novembro, na Avenida da Liberdade

De 6 a 10 de novembro, o Vaivém Oceanário vai estar em São João da Madeira, na Avenida da Liberdade, junto à Câmara Municipal. O projeto de educação ambiental em movimento do Oceanário de Lisboa convida escolas e público em geral a compreenderem como o oceano nos influencia, o nosso impacto no oceano e qual é o nosso papel na sua conservação, através de atividades lúdico-pedagógicas gratuitas.

O Vaivém tem como objetivo envolver de forma ativa todos os que o visitam, para que se tornem agentes de mudança e que contribuam para a conservação do oceano e da biodiversidade marinha.

De 6 a 9 de novembro, os alunos do pré-escolar ao secundário, vão poder explorar o maior ecossistema do planeta, residência de mais de 238 mil espécies marinhas e onde há muito por revelar. Nesta viagem de ida e volta, todos vão aprender que o oceano precisa de nós e como podem ajudar a combater uma das maiores ameaças que o oceano enfrenta: o plástico.

Os professores e educadores poderão participar na sessão exclusiva de formação (sujeita a inscrição), no dia 8 de novembro, onde serão sensibilizados para a problemática do plástico no oceano e onde serão fornecidas ferramentas pedagógicas para usar no contexto de sala de aula.

No dia 10 de novembro, o público em geral está convidado a «juntar-se ao movimento» e a compreender como pode contribuir para a conservação do oceano, através da alteração dos seus comportamentos. Reconhecendo o plástico como uma das maiores ameaças ao oceano, todos vão aprender como podem agir ativamente, através de conselhos práticos para redesenharem a sua relação com o plástico no dia a dia.

O Vaivém Oceanário viaja por Portugal desde 2005 e já visitou mais de 218 municípios de todos os distritos do país, incluindo regiões autónomas, levando a missão do Oceanário de Lisboa a 261 mil participantes.

A próxima paragem do Vaivém Oceanário é em Amares, de 13 a 17 de novembro. Clique aqui para conhecer a rota do Vaivém Oceanário.


Vaivém Oceanário em São João da Madeira (Avenida da Liberdade, junto à Câmara Municipal)

Escolas
6 a 9 de novembro | das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h00

Workshop para professores e educadores
8 de novembro | 17h30

Público em geral
10 de novembro | das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30

Informações para marcações
Divisão de Educação
T.: 256 200 200 | E.: educacao@cm-sjm.pt