Voltar

Aprende mais sobre o peixe-lua

Sabe mais sobre o peixe-lua

Um dos peixes mais impressionantes é o peixe-lua, que parece ter vindo de um planeta distante. A sua aparência bizarra lembra um peixe que viveu no tempo dos dinossauros. De facto, acredita-se que habite os oceanos há muito, muito tempo.

O seu corpo é redondo e achatado, como uma lua-cheia, e tem uma longa barbatana em cima e outra em baixo. Curiosamente não tem uma barbatana caudal, nadando, por isso, de um modo bastante estrambólico. Pode atingir os 3,5 metros de altura e pesar 2000 quilos. Estas dimensões tornam-no no maior peixe ósseo existente!

O peixe-lua bate ainda mais recordes: as fêmeas produzem o maior número de ovos, 300 milhões de cada vez e pode ter mais de 50 espécies diferentes de parasitas no seu corpo. Este peixe gigante é às vezes visto a apanhar banhos de sol, deitado na superfície do oceano. Os biólogos marinhos pensam que desta forma se libertam dos parasitas ou se aquecem depois de um longo mergulho, em águas muito frias.

O peixe-lua alimenta-se de peixes, algas e em especial medusas. Muitas vezes estes animais confundem os sacos de plástico com a sua presa favorita, e acabam por ingeri-los, podendo morrer.


ATIVIDADES
Clica nas imagens para fazeres o download das atividades





ESCOLHA MUDAR
COMPRA SUSTENTÁVEL

#SeaTheFuture