Voltar

Como são as enguias-lobo? Revista para professores março 2024

Porque se chama enguia-lobo? Como se alimentam? Podem as enguias-lobo ser um exemplo de igualdade? Estas são algumas das muitas perguntas que terão resposta na 26.ª edição da revista digital destinada a professores do Oceanário de Lisboa.

Descubra o fascinante mundo do oceano com a revista digital mensal para professores «Um oceano para ensinar» do Oceanário de Lisboa!

Clique na ligação para passar a receber a revista para professores!

Porque se chama enguia-lobo? Como se alimentam? Podem as enguias-lobo ser um exemplo de igualdade? Estas são algumas das muitas perguntas que terão resposta na 26.ª edição da revista digital destinada a professores do Oceanário de Lisboa.

O que há de novo na revista para professores do Oceanário de Lisboa?

As futuras edições da revista do professor serão dedicadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), fortalecendo a sua missão de ensinar sobre o oceano e alertar para as mudanças por um futuro mais sustentável.

Os 17 ODS representam uma orientação mundial adotada por todos os Estados-Membros das Nações Unidas para enfrentar os desafios globais atuais, desdobrando-se em 169 metas a serem alcançadas até 2030.

A edição de março de 2024 destaca os ODS 5 e 10. O ODS 5 visa alcançar a igualdade de género, eliminando todas as formas de discriminação e violência e promovendo a igualdade de oportunidades de liderança. O ODS 10 reforça a redução das desigualdades e a inclusão social, política e económica para todos.


Esta é uma oportunidade imperdível de enriquecer as suas aulas com atividades envolventes e curiosidades surpreendentes. Imagine o entusiasmo dos seus alunos ao explorarem as maravilhas que o Oceanário de Lisboa tem para oferecer!

Desde dicas e curiosidades sobre as espécies que habitam o oceano, até informações sobre o trabalho crucial realizado pelo Oceanário, e com atividades especialmente preparadas para estimular a aprendizagem, a revista é um recurso indispensável para a preparação das aulas.

Se ainda não recebe a revista digital «Um oceano para ensinar», não perca a oportunidade de se inscrever e receber diretamente no seu email. Apanhe esta onda e proporcione aos seus alunos uma experiência única do oceano.


Atividades para escolas no Oceanário de Lisboa. Conheça o programa educativo!


Sobre o programa educativo do Oceanário de Lisboa:

O Oceanário liga o oceano à comunidade através de atividades educativas originais e diferenciadoras que promovem uma cidadania ambiental mais ativa.

Nesta janela para o oceano é possível conhecer as espécies marinhas, através de diversos programas educativos validados pela Direção Geral de Educação, adaptados às aprendizagens essenciais de cada ciclo.

A par com as escolas, no Oceanário pode encontrar:
Programas para famílias;
Festas de aniversário;
Atividades de férias;
- Ou até aventuras inesquecíveis onde as crianças podem passar uma noite junto dos tubarões.

Acreditamos que a literacia do oceano é essencial para garantir um futuro sustentável, por isso as atividades educativas transcendem o espaço do aquário. O Oceanário disponibiliza programas nas escolasmunicípios focadas em formar agentes de mudança rumo a uma geração azul. Seja através de atividades escolares ou da observação da biodiversidade na zona entre marés, o nosso vasto programa educativo transcende barreiras etárias e geográficas.

Como o papel dos educadores é crucial na consciencialização das crianças, desenvolvem-se ainda ações de formação para professores, fornecendo-lhes ferramentas e recursos educativos digitais a integrar no contexto escolar.

Saiba mais sobre o programa educativo do Oceanário de Lisboa!