Voltar

Materiais

Calendário 2019 Alterações climáticas

Calendário Plasticologia Marinha Oceanário de Lisboa

Em 2019, o Oceanário de Lisboa dá destaque a um tema muito quente, as alterações climáticas.

O clima da Terra tem mudado ao longo da sua história. Apesar de a maioria destas alterações ter ocorrido devido a pequenas variações na órbita da Terra, com o início da Revolução Industrial, as atividades humanas aceleraram os processos naturais, levando ao aquecimento global e ao aumento da frequência e da intensidade de fenómenos extremos, como furacões, tsunamis e inundações.

Neste novo ano, meça a temperatura ao planeta e descubra como o oceano é o principal regulador e influenciador do clima da Terra. De janeiro a dezembro, compreenda os efeitos e as consequências das alterações climáticas na humanidade, na biodiversidade, no oceano e no planeta e conheça qual pode ser o seu papel para manter o planeta saudável.

Download "Calendário 2019 Alterações Climáticas"

Mapa Portugal é Mar

O novo mapa de Portugal mostra que 97% do nosso país é mar

Mapa Portugal é Mar


Portugal é Mar, o título do mapa, evidencia que enquanto o território fora de água tem pouco mais de 92 mil quilómetros quadrados, o território submerso tem cerca de 3,8 milhões de quilómetros quadrados.

O novo mapa mostra os limites da plataforma continental portuguesa, tal como foi proposto às Nações Unidas, em 2009, e resulta dos trabalhos científicos de alargamento da plataforma para além das 200 milhas náuticas da Zona Económica Exclusiva. A ZEE situa-se à volta do território continental e ilhas, podendo ir até às 200 milhas. É onde o Estado é soberano na exploração, conservação e administração dos recursos naturais existentes na coluna de água, solo e subsolo marinho. É território onde se pode pescar.

A proposta de extensão, que será discutida na Comissão de Limites da Plataforma Continental, permite a Portugal exercer direitos de soberania sobre o solo e subsolo marinhos para exploração de recursos naturais. Assim, sendo esses direitos exclusivos de Portugal, nenhum outro país pode exercer aí atividades de exploração sem o seu consentimento.

A área dos novos domínios marítimos portugueses tem cerca de 3.800.000 quilómetros quadrados - 1.600.000 correspondem à ZEE e 2.150.000 à plataforma continental para além das 200 milhas. O território marítimo português é agora 40 vezes superior ao terrestre.

Descubra e partilhe com os seus alunos o novo mapa de Portugal.