Bruxa

Biologia

A bruxa (ou cavaco-anão nos Açores, pois mede cerca de metade de um cavaco) vive em buracos nas rochas, mas também pode ser encontrado sobre fundos de sedimentos. A sua principal característica é um segundo par de antenas modificado que forma um escudo robusto. Não nada, andando apenas pelo fundo em busca de pequenos organismos dos quais se alimenta. Nos Açores, a partir de outubro, abandonam a costa e migram para profundidades superiores a 100 metros onde permanecem até ao abril seguinte, altura em que regressam para se reproduzir.

Conservação

Este animal tem uma ampla distribuição, sendo capturado ao longo de todo o seu habitat, e sobre-explorado em algumas regiões. É ainda ameaçado pela perda de habitat, devido ao declínio das pradarias marinhas de Posidonia. No entanto, o facto de ter elevados níveis de reprodução tornam as populações mais resistentes às ameaças.

Curiosidades

Depois de cozinhado, evidencia no dorso a cruz de Santiago, daí o seu nome em algumas zonas de Portugal (Santiago) e Espanha (Santiaguiño).