Coral-cérebro

Biologia

Este coral pode formar colónias impressionantes, que chegam a medir mais de quatro metros. O coral-cérebro é agressivo para corais de outras espécies, sendo frequente encontrar grupos formados por numerosas colónias individuais de corais desta espécie. Cada colónia individual tem cores e texturas diferentes das demais, formando uma interessante tapeçaria colorida.

Conservação

Os recifes de coral de todo o mundo estão em perigo. A maior ameaça aos corais são as alterações climáticas, temperaturas elevadas e acidificação da água. A nível local, as atividades pesqueiras, espécies invasoras, utilização de dinamite e substâncias tóxicas na pesca e o aumento do turismo também são consideradas ameaças. Em particular esta espécie é alvo de elevada captura em algumas zonas para o comércio de espécies ornamentais.

Curiosidades

Os pólipos deste coral conseguem auxiliar pólipos em risco, transferindo-lhes nutrientes, mas apenas se estes forem seus clones. Estudos comprovaram que um pólipo consegue reconhecer um pólipo seu, mesmo que tenham sido separados há vários anos.