Voltar

Ouriço-do-mar-púrpura

Biologia

O ouriço-do-mar-púrpura juvenil tem espinhos verdes. Só em adulto adquire a cor que lhe dá o nome. Cresce até aos 50 milímetros de diâmetro e atinge a maturidade sexual aos dois anos de idade. É encontrado em grandes aglomerados junto a florestas de kelp, onde o alimento é abundante, ou solitário na zona de rebentação.

Conservação

Tal como o ouriço-do-mar-vermelho, também esta espécie se alimenta das algas castanhas que formam as florestas de kelp onde vivem. Quando o seu número aumenta significativamente, podem levar à destruição desse habitat. Apresentam um elevado interesse comercial, em especial no Japão, onde são muito apreciados no sushi.

Curiosidades

Esta espécie apresenta um comportamento muito particular. Utiliza os seus cinco dentes em conjunto com os espinhos para sondar e raspar o substrato. Assim, consegue formar pequenas depressões na rocha onde encaixa firmemente a carapaça. Este comportamento permite que o ouriço-do-mar-púrpura se mantenha fixo ao substrato, mesmo quando a agitação do mar é elevada.