Alcarraz

Biologia

O alcarraz é um peixe noturno que passa o dia escondido em buracos e reentrâncias nas rochas, saindo apenas durante a noite para se alimentar de pequenos peixes e invertebrados. Vive a cerca de 30 metros de profundidade, mas pensa-se que, no inverno, habita águas mais profundas, até aos 200 metros.
Tem uma distribuição vasta, ao longo de todo o Mar Mediterrâneo e no Atlântico Este, desde Portugal até ao Golfo da Guiné.
Apresenta uma coloração avermelhada ou cor-de-rosa e temolhos bastante grandes, atingindo o tamanho máximo de 15 centímetros.

Conservação

Esta espécie é uma das mais abundantes no tipo de habitat em que ocorre e, por isso, o seu estatuto de conservação é considerado “Pouco Preocupante”. Apesar disso, há várias ameaças que, se levadas ao extremo, podem levar ao declínio das populações, tais como a pesca de arrasto, a poluição costeira, a destruição de habitat e até a pesca dirigida.

Curiosidades

Os machos apresentam comportamentos parentais zelosos porque incubam e protegem dentro da boca, durante 5 a 7 dias, entre 4000 e 6000 ovos, até nascerem os pequenos alcarrazes. Durante todo este período, não se alimentam.