Voltar

Corvina-legítima

Biologia

A corvina é um peixe de corpo longo e comprimido, quase fusiforme, que vive sobre fundos arenosos até aos 300 metros de profundidade. Percorrem toda a coluna de água atrás de cardumes de peixes de menores dimensões ou de caranguejos nadadores, dos quais se alimentam. Os juvenis e sub-adultos podem entrar em estuários e lagoas costeiras. Tem uma linha lateral muito evidente, que se prolonga pela barbatana caudal. Este órgão sensorial permite aos peixes detetar vibrações na água. Os peixes usam a linha lateral para encontrar uma presa, evitar predadores, manter a sincronia dentro de um cardume e para comunicar.
É um peixe migratório, em resposta às oscilações de temperatura.

Conservação

Trata-se de uma espécie comercial, capturada principalmente por redes de arrasto e palangres. É também alvo frequente da pesca desportiva.
A destruição do habitat dos ambientes estuarinos é uma ameaça particular, porque os juvenis dependem destes sistemas. As ameaças incluem a poluição, a transferência de infeções de peixes em aquaculturas para populações selvagens e a sobrepesca. Ao longo da sua área de distribuição a corvina é alvo de pesca comercial, pelo que a continuidade desta espécie depende de uma pescaria sustentável, que respeite os tamanhos mínimos legais de captura.

Curiosidades

As corvinas reproduzem-se em estuários, para onde migram no final de maio. Durante esta época, os machos produzem um som típico, contraindo os músculos abdominais contra a bexiga gasosa.