Voltar

Donzela-de-três-pintas

Biologia

A donzela-de-três-pintas é também chamada de dominó por causa das três pintas que apresenta no seu pequeno corpo. Em adulto, pode perder a mancha da cabeça e adquirir uma nova na barbatana dorsal, embora a coloração do adulto varie de região para região. Habita recifes rochosos ou de coral Podem ocorrer em pequenos ou grandes grupos.

Conservação

Esta espécie ainda não está avaliada em toda a sua distribuição. No entanto, como espécie dependente dos recifes de coral, o impacto das alterações climáticas poderá ser significativo para a sua sobrevivência.
No Golfo Pérsico, esta espécie foi avaliada com o estatuto de conservação “Vulnerável”, uma vez que adragagem dos fundos é uma forte ameaça para a deradação do seu habitat.
Não há medidas específicas de conservação, nem globais nem no Golfo Pérsico. No entanto, a sua área de distribuição inclui várias Áreas Marinhas Protegidas, incluindo a “Jubail Marine Wildlife Sanctuary” na Arábia Sáudita.

Curiosidades

Na época de reprodução, as fêmeas depositam os ovos no substrato. Estes são guardados e oxigenados por machos até à sua eclosão.
Para protecção, é frequente os juvenis se refugiarem nos tentáculos de anémonas ou entre os espinhos de ouriços.