Voltar

Dragão-marinho-folhoso

Biologia

Este exuberante peixe da família dos Signatídeos nada de forma ondulante em águas superficiais junto a bancos de algas, tais como o kelp e os sargaços. Esta espécie assemelha-se a uma alga devido aos apêndices numerosos e ramificados, em forma de folha, que tem ao longo do corpo e que dá origem ao seu nome. Alimenta-se de plankton, maioritariamente misidáceos. Esta espécie ocorre exclusivamente na costa Sudeste da Austrália.

Conservação

Apesar do estatuto de conservação ser “Pouco Preocupante”, a população do dragão-marinho-folhoso está tendencialmente em declínio. Estes animais de grande beleza são muito sensíveis à poluição e estão sujeitos à exploração que alimenta o mercado de medicinas alternativas. Até as tempestades são uma ameaça, uma vez que não se conseguem prender a algas e, com frequência, acabam por dar à costa.Por estas razões, esta espécie é protegida pela lei australiana.

Curiosidades

O dragão-marinho-folhoso é um mestre da camuflagem, o que lhe permite caçar por emboscada. Permanece quieto até que uma presa passe ao seu alcance e, de súbito, com um movimento rápido da cabeça, suga-a da coluna de água.
As fêmeas colocam os ovos numa prega especializada localizada na zona caudal dos machos, onde se mantêm oxigenados e se desenvolvem durante cerca de 9 semanas.