Voltar

Roncador-francês

Biologia

O roncador-francês ocorre, em grandes cardumes de centenas a milhares de indivíduos, em recifes rochosos e de corais, até aos 60 metros de profundidade. Os juvenis são abundantes em pradarias de ervas-marinhas junto à costa. Encontram-se no Atlântico Oeste desde as Bermudas e Carolina do Sul até ao Brasil e por todo o Mar das Caraíbas.
A coloração base destes peixes é normalmente prateado ou até azulado, com riscas horizontais e diagonais amarelo vivo. Todas as barbatanas são amarelas. Atingem no máximo 30 centímetros, mas o tamanho médio é de 17 centímetros.
Em adulto, alimenta-se ao anoitecer de crustáceos e moluscos que encontram nos fundos arenosos ou em pradarias marinhas.

Conservação

São poucas as ameaças diretas a esta espécie, uma vez que não é alvo de pesca dirigida. No entanto, esta espécie, por ocorrer em recifes de coral, estará ameaçada pelas alterações climáticas. Acresce ainda a ameaça de predação por uma espécie invasora, o peixe-dragão-leão, na sua área de distribuição. O seu estatuto de conservação é “Pouco Preocupante”.

Curiosidades

Esta espécie range os dentes produzindo um som semelhante a um grunhido, fenómeno que lhe valeu o seu nome.