Coqueiro
Biologia
O coqueiro é uma planta que adquire uma grande diversidade de formas, todas pertencentes à mesma espécie. Pode atingir 30 metros de altura e viver 100 anos. As suas aplicações variam desde a bebida – leite e água de coco - à confeção de mobília, sabão, lubrificante e até explosivos.
Conservação
Esta planta é, na verdade, uma das mais abundantes nos países tropicais, junto à costa. Isto porque o seu fruto, o coco, é pouco denso e flutua. Quando cai da árvore, com cor acastanhada e já maduro, pode ser levado com as correntes e percorrer longas distâncias, permanecendo viável. O coco prospera em solos arenosos e salinos, em áreas com muita luz e chuva regular, facilitando a colonização da costa.
Curiosidades
O termo “coco” foi criado pelos portugueses durante a viagem de Vasco da Gama à Índia, no fim do século XV. Nesta época “coco” era um monstro imaginário das histórias populares que assustava as crianças. O fruto tem três pequenos furos na casca que o tornam semelhante à face de um humano. Assim, associou-se o nome da personagem ao fruto e a partir daí passou a ser utilizado em tantas outras línguas.