Teixo

Biologia

O teixo é um arbusto ou árvore de pequeno-médio porte que cresce entre os 10 e os 20 metros de altura e cuja copa é cónica, larga e de folha persistente. É dioica pelo que flores macho e fêmea surgem em plantas diferentes. Tem um falso fruto – é uma semente envolvida por uma grainha vermelha. Todas as partes desta planta são tóxicas, com exceção da sua grainha vermelha. O mais velho conhecido em Portugal tem cerca de 700 anos!

Conservação

Devido à sua toxicidade, em Portugal o teixo tornou-se um inimigo dos pastores, que o foram eliminando das áreas agrícolas ao longo dos anos. Confinado às regiões montanhosas do norte e centro do país, só mesmo os incêndios conseguem destruir grande parte da abundância de teixo que se verifica em Portugal.

Curiosidades

Devido às características da madeira do teixo – forte, compacta, elástica e resistente ao apodrecimento – esta planta tem sido utilizada desde a Idade Média no fabrico de ferramentas como arcas, lanças, utensílios de cozinha e até instrumentos musicais. Ainda que sejam tóxicas, as folhas do teixo têm sido utilizadas pela indústria farmacêutica por apresentarem uma substância anti-tumoral, o taxol.