Voltar

"A resiliência das comunidades", com Rita Valadas e Olivia Bina

Conferência Human Habitat, 21 de novembro, 18h30

Rita Valadas e Olivia Bina são as oradoras convidadas da próxima conferência Human Habitat. Após uma breve partilha das suas experiências individuais, irão colaborar no desenvolvimento da visão para uma comunidade resiliente.

Rita Valadas trabalha há quase 30 anos em ação social, inovando em áreas inesperadas. Foi Administradora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, nas áreas de ação social, voluntariado, empreendedorismo e economia social. Pertenceu à Cáritas Portuguesa, dirigiu a revista Cidade Solidária e lecionou a disciplina de “Métodos e Técnicas de Investigação”, no Instituto Piaget. Rita Valadas foi, ainda, adjunta em diversos Ministérios, onde prestou serviços de assessoria na área de intervenção social.

Rita apresentará realidades escondidas e esquecidas, que, segundo a oradora, constituem oportunidades para as comunidades. Estas realidades permitem criar envolvimento entre pessoas, mesmo excluídas, promovendo sinergias. Pretende discutir o papel de cada um de nós nas comunidades resilientes do futuro.

Olivia Bina é investigadora principal no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e adjunta no Departamento de Geografia e Gestão de Recursos da Universidade Chinesa de Hong Kong. A sua investigação centra-se na transformação do conceito de sustentabilidade, bem como na necessidade de definir os elementos chave de futuros sustentáveis, com destaque para os contextos urbanos em crescimento. Olivia tem, também, realizado investigações e publicado artigos na área da governança ambiental, nos contextos europeu, latino-americano e chinês.

Nesta conferência, Olivia falará sobre as conclusões de um estudo que desenvolveu e se focou no relacionamento de comunidades. Segundo a oradora, nos últimos 150 anos, na literatura e no cinema, desenvolveram-se visões poderosas e utópicas sobre a interação das comunidades do futuro. Como estarão estas visões refletidas na realidade de comunidades contemporâneas?

Não perca! No Auditório do Oceanário de Lisboa.
Mais informações e inscrições em https://hhcomunidadesresilientes.eventbrite.com