Voltar

Dezasseis crianças luso-francesas visitam Lisboa a convite do Oceanário

Oferta ao “visitante 20 milhões”

Dezasseis crianças luso-francesas visitaram Lisboa, este último fim-de-semana, a convite do Oceanário de Lisboa. Esta visita surge no âmbito da comemoração dos 20 milhões de visitantes do Oceanário, quando, em fevereiro deste ano, uma família emigrante em França foi distinguida com este marco assinalável.

A família “da Silva”, Sylvie e Didier, um casal com dois filhos de 10 e 7 anos de idade, foi surpreendida com vários presentes. Os irmãos Amadeu e Laureana, tiveram a grande surpresa ao serem convidados para participarem numa atividade do Programa de Educação, o “Dormindo com os Tubarões”, convite este extensível aos seus colegas da turma de Ensino de Português no Estrangeiro do “Camões”, Instituto da Cooperação e da Língua (em Paris), tutelado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros.

“Foi uma experiência única e não esperávamos uma oportunidade destas. Vir a Lisboa, conhecer a cidade numa perspetiva diferente e passar a noite no Oceanário, foi verdadeiramente excecional. As crianças estão felicíssimas. Algumas delas não conheciam a cidade e não tinham tido oportunidade de visitar o Oceanário e conhecerem esta maravilhosa exposição. Foi ainda ótimo poderem partilhar esta viagem com os seus colegas de turma de português. Todos têm as suas raízes em Portugal.” disse Sylvie, que acompanhou as crianças, tal como outros pais.

Para o Oceanário este é um momento assinalável: ”É para nós um prazer presentear estes meninos que pertencem a uma segunda ou terceira gerações de portugueses emigrantes. Proporcionar-lhes uma viagem a Lisboa e a experiência de dormirem com os tubarões é extremamente gratificante e significa que a nossa missão de dar a conhecer os oceanos e sensibilizar para a sua conservação chega também à comunidade portuguesa além-fronteiras.”, afirma Patricia Filipe, Diretora de Comunicação e Educação do Oceanário de Lisboa.

Ao longo de 18 anos de existência, o Oceanário dedica-se a promover a literacia azul, tendo sensibilizado mais de 20 milhões de pessoas na conservação dos oceanos e dos ecossistemas marinhos.