Voltar

Vaivém Oceanário estaciona em Olhão

De 7 a 12 de março, no Jardim Pescador Olhanense

Entre os dias 7 e 12 de março, o Vaivém Oceanário vai estar em Olhão, no Jardim Pescador Olhanense. Através do seu projeto educação ambiental em movimento, o Oceanário de Lisboa convida toda a população da região a participar, gratuitamente, em atividades lúdicas e pedagógicas que promovem o conhecimento dos oceanos e a conservação do património natural.

A comunidade escolar é convidada a explorar a diversidade de bens e serviços fornecidos pelos oceanos e conhecer o valor e o impacto que têm para o planeta e para todos nós. Os “navegadores de palmo e meio” do ensino Pré-escolar vão ajudar o Vasco, a mascote do Oceanário, a perceber o que quer ser quando crescer. Os alunos do 1º e 2º Ciclos vão viajar pelo mar português na companhia do rei D. Carlos I e reconhecer a riqueza dos oceanos. Já os “navegadores” do 3º Ciclo e Ensino Secundário vão investigar o território marítimo nacional e apreender as suas potencialidades no âmbito do novo mapa “Portugal é Mar”.

Dia 9 de março, os professores vão poder realizar um workshop que pretende explorar o novo mapa de Portugal, que revela uma nova dimensão do território que integra o leito e o subsolo do mar além das 200 milhas náuticas. Esta ação de formação tem como objetivo consciencializar para o potencial do mar português e alertar para a necessidade da conservação do meio marinho. Os professores receberão ferramentas que permitem uma maior complementaridade entre os programas curriculares e a literacia do oceano, que poderão ser exploradas desde o ensino pré-escolar ao secundário.

Para o público em geral, o Vaivém Oceanário tem preparado um divertido quizz que pretende dar a conhecer o papel dos aquários na conservação dos oceanos e as profissões existentes no Oceanário de Lisboa.

Com o objetivo de levar a missão do Oceanário de Lisboa a todo o país e de oferecer uma viagem educativa pelos oceanos, o Vaivém Oceanário já percorreu todos os distritos de Portugal Continental e Regiões Autónomas, visitou 179 municípios e conquistou mais de 200.000 participantes.

Tondela será o próximo “porto” a receber o Vaivém Oceanário, de 21 a 25 de março.


Vaivém Oceanário

Local Jardim Pescador Olhanense | Olhão
Data 7 a 12 de março

Programa
Escolas 7 a 10 de março - 9h30 às 12h30 e 14h15 às 17h15
Workshop para professores 9 de março às 17h45
Público em geral 11 de março – 10h às 13h e 14h30 às 17h30 |12 de março – 10h às 13h

Informação para marcações
Município de Olhão
Divisão de Educação e Desporto
educacao@cm-olhao.pt
289 700 100

Clique aqui para conhecer os próximos municípios onde poderá visitar o Vaivém Oceanário.