Voltar

Vaivém Oceanário visita Ferreira do Alentejo

De 21 a 26 de fevereiro, na Praça Comendador Infante Passanha

O Oceanário de Lisboa levará o seu projeto de educação ambiental em movimento a Ferreira do Alentejo, convidando toda a população local a participar gratuitamente, de 21 a 26 de fevereiro, nas suas diversas atividades. Com o intuito de promover o conhecimento dos oceanos e sensibilizar a comunidade para a conservação do património natural, o Vaivém Oceanário oferece um conjunto de ações lúdicas e pedagógicas de descoberta do mundo marinho.

Do ensino Pré-escolar ao Secundário, os estudantes vão explorar a diversidade de bens e serviços fornecidos pelos oceanos e conhecer o valor e impacto que os mesmos têm na nossa vida. As crianças do ensino Pré-escolar vão ajudar o Vasco, a mascote do Oceanário, a descobrir o que quer ser quando crescer. Os alunos do 1º e 2º Ciclos vão viajar pelo mar português na companhia do rei D. Carlos I e reconhecer a riqueza dos ecossistemas marinhos. Já os “navegadores” do 3º Ciclo e Ensino Secundário vão investigar o território marítimo nacional e apreender as suas potencialidades no âmbito do novo mapa “Portugal é Mar”.

Os professores terão também um momento destinado à sua formação, em que são disponibilizadas ferramentas que permitem uma maior complementaridade entre os programas curriculares e a literacia azul, num workshop que tem lugar no dia 23 de fevereiro, às 17h30.
Os conteúdos desenvolvidos têm o objetivo explorar o novo mapa de Portugal, que revela uma nova dimensão do território que integra o leito e o subsolo do mar além das 200 milhas náuticas. Pretende-se consciencializar para o potencial do mar português e alertar para a necessidade de conservação do meio marinho, através de um conjunto de atividades que poderão ser exploradas em diferentes áreas curriculares, desde o ensino pré-escolar ao secundário.

Durante o fim de semana, para o público em geral, a equipa de educadores marinhos desenvolve um quizz que pretende revelar, de uma forma simples e divertida, o papel dos aquários na conservação dos oceanos e as profissões existentes no Oceanário de Lisboa.

Com o objetivo de levar a missão do Oceanário de Lisboa a todo o país e de oferecer uma viagem educativa pelos oceanos, o Vaivém Oceanário já percorreu todos os distritos de Portugal Continental e Regiões Autónomas, visitou 178 municípios e conquistou mais de 200.000 participantes.

O próximo “porto” a receber o Vaivém Oceanário será Olhão, de 7 a 12 de março.

Vaivém Oceanário 

Local Praça Comendador Infante Passanha | Ferreira do Alentejo
Data 21 a 26 de fevereiro

Programa
Escolas 21 a 24 de Fevereiro - 9h30 às 12h30 e 14h às 17h
Workshop para professores 23 de fevereiro às 17h30
Público em geral 25 de Fevereiro – 10h às 13h e 14h30 às 17h30
26 de Fevereiro – 10h às 13h

Informação para marcações
Município de Ferreira do Alentejo
Divisão Técnica
Eng.ª Rita Paiva
geral@cm-ferreira-alentejo.pt
284738700

Clique aqui para conhecer os próximos municípios onde poderá visitar o Vaivém Oceanário.