Quanto vale o oceano

O OCEANO É ESSENCIAL À VIDA NA TERRA

Sabia que 50% do oxigénio é produzido pelo oceano? Ou que o mar serviu de inspiração para vários artistas como Monet? E ainda que Portugal é o terceiro maior consumidor mundial de pescado per capita? Estes são alguns dos serviços que os ecossistemas marinhos fornecem aos humanos. Alguns são mais visíveis que outros, mas todos são fulcrais para a homeostasia do nosso planeta.

Existem cada vez mais atividades ligadas ao mar, que espelham a crescente relevância do oceano na criação de riqueza e emprego. Assim, é urgente agir e mudar o paradigma para uma economia azul, na qual o desenvolvimento económico está em equilíbrio com a capacidade de os ecossistemas marinhos suportarem essa atividade e permanecerem resilientes e saudáveis. Assim, é essencial reconhecer e valorizar os benefícios de um oceano saudável.

Podemos pôr um preço no oceano? Quanto estaria disposto a pagar para continuar a ir à praia ou para ter oxigénio disponível? Participe num «leilão do oceano» e mergulhe num debate sobre valor dos benefícios que o mundo marinho nos proporciona. A atribuição de um valor monetário vai alterar a sua perspetiva sobre a dimensão que o oceano, e os seus serviços, ocupam no nosso dia-a-dia.

O workshop «Quanto vale o oceano?» é certificado como ação de formação de curta duração pelo Centro de Formação de Loures Oriental.

PRÓXIMOS WORKSHOPS NO OCEANÁRIO (PRESENCIAIS)

19 de novembro de 2022
17 de dezembro de2022
21 de janeiro de 2023
11 de fevereiro de 2023
25 de março de 2023
29 de abril de 2023
27 de maio de 2023
17 de junho de 2023


Horário 15h – 18h no Oceanário de Lisboa

PRÓXIMOS WORKSHOPS ONLINE

23 de novembro de 2022
15 de dezembro de2022


Horário 18h – 19h30 (sessões síncronas) + 90 minutos assíncronos

Condições Limitado a 20 participantes, mediante reserva prévia
Preço 20€/participante (inclui materiais digitais, certificado de ação de formação de curta duração e um bilhete para visitar o Oceanário)

Reserva para workshops de professores