Voltar

Nemo e Dory estão de volta em “À procura de Dory”

No Oceanário pode conhecer muitas espécies que inspiraram as personagens do filme

Treze anos depois da estreia de “À Procura de Nemo”, não há adulto ou criança que não conheça o pequeno peixe-palhaço. Todos os dias se ouve na galeria do Índico, no Oceanário, o seu nome em exclamações como “olha o Nemooo!”.

E quem não se lembra de Dory, a “amiga”de Marlin? Este peixe cirurgião-paleta que tem memória curta é o protagonista deste novo filme da Disney.Pixar. As novas aventuras de Dory, Nemo, Marlin e muitas outras personagens, levam-nos a um Aquário e ao seu Centro de Vida Marinha e Conservação que se dedica à recuperação e reintrodução de animais marinhos no seu habitat natural, após a sua reabilitação.

Para além das mensagens que normalmente os filmes da Disney.Pixar transmitem como os valores da amizade, da família, da solidariedade, do altruísmo e do respeito, este filme transmite uma importante mensagem de conservação dos oceanos.

Várias espécies marinhas que inspiraram as personagens deste filme, como o polvo-gigante-do- Pacífico, as lontras marinhas, o peixe-lua, cavalos-marinhos, corais e enguias-de-jardim enfrentam grandes ameaças à sua sobrevivência. A poluição por plásticos nos oceanos, a sobrepesca e as alterações climáticas são a principais ameaças que afetam os oceanos e a biodiversidade marinha.

O futuro dos oceanos depende da alteração dos nossos comportamentos. O que podemos fazer? Saiba mais aqui.